“A Internet está mudando o nosso modo de pensar?”. Com esta pergunta que Antonio Spadaro inicia seu texto O Mistério da Igreja na era das mídias digitais, publicado na 73ª edição do Cadernos Teologia Pública, em uma análise de como as novas tecnologias da comunicação estão mudando o modo de viver e pensar a fé.

“As recentes tecnologias digitais não são mais somente tools, isto é, instrumentos completamente externos ao nosso corpo e à nossa mente. A Rede não é um instrumento, mas um ambiente no qual vivemos. Talvez até mais, sendo um verdadeiro tecido interligado da nossa experiência da realidade”, afirma Spadaro que ainda complementa: “As redes sociais não expressam um conjunto de indivíduos, mas um conjunto de relações entre os indivíduos. O conceito-chave não é mais a ‘presença’ na Rede, mas a conexão: estando presente, mas não conectado, se está ‘só’. O indivíduo entra na Rede para experimentar ou ampliar de algum modo a proximidade/vizinhança. Deve-se, portanto, entender como o conceito de ‘próximo’ evolui a partir da Rede”.

Antonio Spadaro é teólogo jesuíta, diretor da Revista Civiltà Cattolica e esteve presente, recentemente, no XIII Simpósio Internacional IHU: Igreja, Cultura e Sociedade e na 1ª Jornada de Mídias e Religiões: “A comunicação e a fé em sociedades em midiatização”. Também criou o blog Cyberteologia (prêmio WeCa 2012), no qual procura responder aos desafios implicados à cultura da rede, a partir da ótica da fé cristã.

Os Cadernos IHU Ideias podem ser adquiridos na Livraria Cultural, no campus da Unisinos ou pelo endereço livrariaculturalsle@terra.com.br. Informações pelo fone 55 (51) 3590 4888.

A versão completa desta edição estará disponível a partir de 21 de dezembro de 2012 para download em formato PDF.

Por Mariana Staudt

Deixe uma resposta