Nesta segunda-feria, dia 31 de março, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, contou com a presença do Prof. Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira, mais conhecido por seu nome artístico Frank Jorge, para palestrar na audição comentada “o Golpe civil-militar de 64 e a MPB”. Esta atividade faz parte do Ciclo de Estudos 50 anos do Golpe de 64. Impactos, (des)caminhos, processos.

Na atividade que ocorreu na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU, o professor e coordenador do curso de Produção Fonográfica da Unisinos alternou-se entre a interpretação de algumas músicas e o comentário dos contextos históricos de produção destas obras.

Salientou a importância de movimentos como a Tropicália e o papel dos Festivais de Música Popular Brasileira na formação de vários artistas renomados do país, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico Buarque e Gilberto Gil. Além de ressaltar as influências de diferentes estilos musicais sobre a MPB e outros gêneros musicais que eram populares na época, como o rock de Raul Seixas e de Roberto Carlos.

Ao final, o professor ofereceu um retrospecto histórico das mudanças políticas no contexto do Golpe de 64 e a discussão abordou o encontro entre política e música e a interface de reivindicação e de resistência que a música e o campo cultural pode oferecer em regimes de exceção.

Deixe uma resposta