O evento IHU ideias do dia 17 de outubro contou com a presença do Prof. Dr. Nythamar de Oliveira, da PUCRS. Ele procurou mostrar a complexidade da biotecnologia e da neurociência perpassando o assunto por temas interdisciplinares: a neurociência, a tecnologia, a filosofia, a psicologia, entre outros, pois de acordo com o professor, a tecnologia, por exemplo, é um assunto muito amplo para ser analisado apenas em si mesmo.

O que é tecnologia? Se baseando na teoria de Martin Heidegger, que se valia da instrumentalização para explicar a tecnologia, Nythamar acrescentou o livro, a fala e a escrita como importantes técnicas tecnológicas que modificaram totalmente a forma da sociedade viver.

Prof. Nythamar de Oliveira abordou a interdisciplinaridade da técnica

Ilustrando a sua fala com as percepções de diferentes teóricos e estudiosos, entre eles, os neurocientistas Patricia Churchland e Antônio Damásio.

“A história da Filosofia desde Platão e Aristóteles, esqueceu a questão do ser e começou a tomar os entes. E isso fez com que houvesse uma concepção inautêntica da dominação da natureza, onde se perdia a questão da liberdade humana”, disse Nythamar.

O uso da tecnologia pode não servir e ser encarado somente como benéfico. Segundo o professor, a visão e a cultura ocidental a partir de um certo ponto da história passou a interpretar grande maioria das coisas como “meios para fins “, como por exemplo, o rio que existiria como meio para que houvesse uma ponte, construída para trazer o desenvolvimento.

Sobre a Neurociência e a Neurofilosofia

Iniciadas nos anos 1970 as Neurociências e as Ciências cognitivas fizeram com que representantes da Psicologia, da Linguística, da Computação entre outros se interessassem com as ideias incipientes, inclusive com a Neurofilosofia.

“A Neurociência e a Neurofilosofia tem andado em territórios afins já há algum tempo”.

“Nem todos são igualmente abertos a estes assuntos. Nos vários encontros que eu fui em espaços diferenciados vi muitos colegas que vem da formação neurocientífica não tem essa abertura à Filosofia e vice versa”.

Deixe uma resposta