A metafísica do filósofo Baruch Spinoza inspira muitos estudiosos até os dias de hoje, passando por Antonio Negri, entre outros. Em busca de um tom comparativo entre esses filósofos, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove, no dia 19 de abril, duas conferências que irão submergir no pensamento de Spinoza e Negri.

Spinoza /Fonte: pensador.uol
Para trazer estes olhares para o plano das Metrópoles, em tom comparativo, no dia 19 de abril, o professor doutor Francisco de Guimaraens estará no IHU, ministrando duas palestras na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros.
Ambas as conferências fazem parte do 3º Ciclo de Estudos Metrópoles, Políticas Públicas e Tecnologias de Governo. Territórios, governamento da vida e o comum, evento que se estende até o dia 8 de junho. Saiba mais aqui.
A proposta do Ciclo é comparar os olhares que Spinoza e Negri têm sobre o Poder e o Sujeito constituinte, bem como as fundações da política e do direito, cruzando as interpretações dos filósofos.
Das 14h30min às 17h, a palestra será: Poder Constituinte e Sujeito Constituinte nas metrópoles: um olhar a partir de Spinoza e Negri: um olhar comparado.
Já, das 19h30min às 22h o debate será: Fundações ontológicas e éticas da política e do direito: um olhar a partir de Spinoza.
Por Nahiene Alves
Para ler mais:
- Metrópoles e Multidão: das políticas públicas às políticas do comum. Entrevista especial com Alexandre Mendes
- O mal-estar nas metrópoles continua. Entrevista especial com Marcelo Castañeda
- O naturalismo radical de Spinoza. Revista IHU On-Line, nº 397
- “Nós somos os homens novos. A ruptura já se deu’, afirma Antonio Negri
- Comunidade que vem: a comunidade como acontecimento. Entrevista especial com Sabrina Sedlmayer