No dia 14 de junho, realizamos na Casa do Trabalhador/Cepat o 5º encontro do ciclo de debates sobre Gênero e Políticas Públicas. Contamos com a assessoria do Renato, técnico agrônomo e bacharel em História, com especialização em Agroecologia, atualmente funcionário da EMATER (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural). Neste encontro tivemos a presença de 26 pessoas.
.

Tivemos a oportunidade de vivenciar várias culturas populares através da experiência pessoal e muito conhecimento específico em relação ao cultivo e trabalho com a terra. Pessoas que hoje moram em Curitiba, mas que são oriundas de outro país (Holanda) e de várias regiões do Brasil, como Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e interior do Paraná.
.

O Renato apresentou o processo de crescimento do comércio capitalista que incentiva a produção em massa, o que levou – e leva – à degradação do solo e perda do solo fértil através do elevado e indiscriminado uso de agrotóxicos que aumenta o índice de intoxicação com alimentos. Contextualizou a situação atual do planeta, a existência de contaminação por alimentos e a importância do debate sobre a agroecologia e agricultura orgânica para o meio ambiente e para a saúde.
.

Iremos construir na área conexa à Casa do Trabalhador, no Sítio Cercado, uma horta demonstrativa, com produção e cultivo de horta realizado pelos participantes. Diante disso debateremos a importância da agricultura orgânica e da agroecologia, bem como os fatores ecológicos pertinentes, a segurança alimentar, a saúde, a educação e outras políticas públicas relacionadas. Também, em visto do já construído com o projeto, perceber os impactos socioeconômicos no desenvolvimento pessoal, familiar e social dos participantes.
.

Por Karen Albini

Deixe uma resposta