A Agenda Mundial das Políticas Sociais e o Fórum Social Mundial 2010 foram temas do IHU ideias desta quinta-feira. O Prof. Dr. José Rogério Lopes discutiu o tema, a partir de dois cenários: os 35 anos do neoliberalismo e os 20 anos da queda do muro de Berlim.

Imagem006

Sob esta perspectiva, José Rogério apresentou o histórico de contribuições e conseqüências trazidas por essas realidades. “Políticas sociais e públicas são características da sociedade moderna. A economia, através do capitalismo e a política, através da revolução burguesa trouxeram isso à tona”, explicou.

Influências para a Agenda Mundial e para o Fórum, os dois cenários apresentados pelo professor são extremamente relevantes na contemporaneidade. Foram tratados os componentes econômicos presentes neoliberalismo, como a reorganização do capitalismo que influenciou no incrementalismo das políticas públicas, e os componentes políticos a partir da queda do muro de Berlim, como a revisão dos programas de regulação social.

No encontro também foram apresentadas as propostas do IV Seminário de Políticas Públicas, que acontece em 27 de janeiro, no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos. O evento é uma preparação ao 6º Seminário de Políticas Sociais, atividade que integra a programação do Fórum Social Mundial 2010, a se realizar entre os dias 25 e 29 de janeiro. Confira aqui o blog do evento.

Deixe uma resposta