A discussão sobre o significado da pobreza tem sido evitada em nossa sociedade. Ao mesmo tempo em que é saliente na política pública nacional. “As leis e políticas públicas se dão de acordo com as necessidades do capital. O desenvolvimento humano conquista progressos significativos, mas não consegue alterar as estruturas produtivas que geram a concentração de renda e riqueza que vemos”, conforme constata o professor doutor Flávio Comim em entrevista à IHU On-Line.

No dia 29 de outubro o economista ministrará a conferência intitulada Políticas públicas de regulação do capital e possibilidades para um Estado social no Brasil, às 17h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.

Durante a atividade, o professor, com base no livro O Capital do século XXI, de Thomas Piketty, abordará o tema das políticas públicas, que está em alta no Brasil, pois apesar dos avanços dos últimos anos as políticas de combate à desigualdade, ainda não efetivaram-se de maneira satisfatória.

Programas sociais, como o Bolsa Família contribuíram na queda dos indicadores de pobreza e de desigualdade. Porém não é viável desconsiderar a tenacidade da desproporção, diante da complexa situação atual do país, os serviços não chegam com a mesma qualidade em todas as regiões.

A conferência faz parte do Ciclo de Estudos O Capital no Século XXI – uma discussão sobre a desigualdade no Brasil e recomendada uma leitura prévia da Quarta Parte do livro de Thomas Piketty, O Capital do século XXI: regular o capital no século XXI.

conscientesustentavel.blogspot

Comim trabalhou para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (2008-2010) e foi consultor da UNESCO, FAO, PNUMA e OMS. Atualmente ele é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e professor visitante na Universidade de Cambridge.

O Ciclo de Estudos O Capital no Século XXI – uma discussão sobre a desigualdade no Brasil segue até 11 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Confira abaixo as atividades que já ocorreram:

A conferência proferida pelo prof. Róber no dia 31-08-2015, no Ciclo de Estudos O Capital no Século XXI – uma discussão sobre a desigualdade no Brasil será publicada, em breve, nos Cadernos IHU ideias.

 Por Nahiene Alves

Para ler mais:

Deixe uma resposta