“Os seres humanos são iguais às demais criaturas, não são superiores”. A partir de um resgate histórico de como a questão ambiental começou a despertar a atenção das pessoas, durante sua exposição no Ciclo de palestras Rio+20 ocorrida na última terça-feira, 03/04, a ambientalista Telma Monteiro afirmou que o fato de a humanidade se considerar superior acarretou em problemas ambientais.
.
Telma acredita que os homens atropelaram a natureza, buscando uma evolução forçada. E essa evolução foi o que gerou a contaminação do meio ambiente. “Se não mudarmos ou tentarmos mudar o modelo que está aí, vamos ficar sem alimentos”, enfatizou.
.
Quando se referiu à Rio+20, propôs um questionamento: O que foi feito até agora e de que forma vamos chegar nas conferências? Para a ambientalista, desde as primeiras conferências e reuniões mundiais criadas para debater o tema, o Estado criou regras que só servem para legitimar as preocupações, mas não houve mudanças no ambiente. Para encerrar sua apresentação, Telma ressaltou que não houveram evoluções devido ao fato de que o capital é que tem determinado o que vamos fazer.
.
O Ciclo de palestras objetiva debater e refletir sobre os desafios e as perspectivas que a Rio+20: Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável traz de avanços para o Planeta rumo a uma economia verde e de baixo carbono.

Deixe uma resposta