Durante o XIV Simpósio Internacional IHU. Revoluções Tecnocientíficas, Culturas, Indivíduos e Sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, promovido pelo Intituto Humanitas Unisinos – IHU, um dos temas a ser debatido é: Nanotecnologia, saúde e segurança do trabalho.

Nanotecnologia, saúde e segurança do trabalho

O debate irá ocorrer  no dia 23 de outubro com a presença de integrantes da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do TrabalhoFUNDACENTRO e da UNISINOS.

A proposta é analisar a nanotecnologia a partir da relação com o trabalhador, a política trabalhista brasileira, da segurança química/física e dos impactos das tecnologias em escala nano nos seres humanos e meio ambiente. Quando falamos em nanotecnologias as opiniões ainda são bastante divididas quanto a suas possibilidades e limites, mas especialistas concordam que ainda há muito a ser pesquisado e desenvolvido nesta área.

A FUNDACENTRO é uma instituição criada com a intenção de pesquisar as condições nos ambientes de trabalho, e atualmente, tem a  liderança na América Latina no campo da pesquisa na área de segurança e saúde no trabalho,  sendo pioneira na área, a fundação também envolve seus trabalhos desde a área de educação até o desenvolvimento de projetos de sistemas de gestão ambiental.

Saiba mais sobre os participantes das conferências temáticas:

Dra. Arline Sydnéia Abel Arcuri – Bacharel em química e doutora em Físico-Química, pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é membro do Conselho Científico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes (DIESAT) e pesquisadora titular da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (FUNDACENTRO).

Dr. Luís Renato B. Andrade – Tecnologista da Fundacentro do Rio Grande do Sul, e em sua tese de doutorado falou sobre: “Sistemática de Ações de Segurança e Saúde no Trabalho para Laboratórios com Atividades de Nanotecnologia”.

Dra. Fatima Viegas – tecnologista da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho,atuando como Médica do Trabalho, se dedicando atualmente as pesquisas em Nanotecnologia voltada a Saúde do Trabalhador e ao Meio Ambiente.

Prof. Dr. Gustavo Borges – Pós-Doutor em Direito Civil, com bolsa de pesquisa PNPD/CAPES na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutor em Direito Privado na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O pesquisador Prof. Dr. Wilson Engelmann, que foca suas linhas de pesquisa em “Nanotecnologias aplicações e implicações à saúde e ao ambiente” e “Sociedade, Novos direitos e Transnacionalização”, também estará no Instituto Humanitas Unisinos – IHU com duas atividades no dia 21 de outubro, como parte da programação do “XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea“.

Prof. Dr. Wilson Engelmann, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, é líder do Grupo de Pesquisa JUSNANO, que promove a divulgação das interfaces entre as nanotecnologias e o Direito, sem descuidar de outras áreas do conhecimento, como a Química, Física, Farmácia, Medicina e Engenharia. Ele também participa de outros dois grupos, chamados NANOENDOAMBIENTAL e BioTecJus, todos focados na ciência da nanotecnologia. Entre as diversas cadeiras que leciona na UNISINOS, estão a Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito e Filosofia do Direito, “Transformações Jurídicas das Relações Privadas” (Mestrado) e “Os Desafios das Transformações Contemporâneas do Direito Privado” (Doutorado). Ele também é autor do livro ”Responsabilidade Civil e Nanotecnologias”, em parceria com a Prof. Isabel Cristina Porto Borjes e a Prof. Taís Ferraz Gomes.

Também será discutido o tema  “Nanotecnologia e regulação no Brasil”, com a presença do Deputado Federal Sarney Filho e do Prof. Dr. Reginaldo Pereira, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ.

Para mais informações acesse:

Deixe uma resposta