Minha casa, meu direito

Em agosto 13, 2012 Comentar

As vésperas do final das Olimpíadas de Londres, o foco se volta todo para o Rio de Janeiro, sede olímpica de 2016. Sabe-se que já acontecem despejos em lugares onde serão construidas as instalações para o evento.  Em território londrino, os moradores da East End, a zona leste da cidade inglesa, protestaram em função dos despejos ocorridos nos conjuntos habitacionais de baixa renda e do incômodo que era a convivência com o forte esquema de segurança criado pelos organizadores das Olimpíadas.

Eventos desta magnitude fazem refletir sobre a formatação das cidades e de suas áreas habitacionais, pois elas são alteradas sensivelmente uma vez que as organizações esportivas precisam de muito espaço para a construção de estádios, complexos aquáticos entre outros e acabam por prejudicar pessoas que não possuem outro lugar para ir.

No Brasil, o crescimento demográfico que leva a uma expansão territorial resulta em cidades mais populosas e ,consequentemente, com mais desordem no que concerne a harmonia urbana. Segundo a arquiteta Luciana Ferrara essa característica é natural nas cidades devido ao fato que os incentivos financeiros destinados ao setor de habitação são em sua grande maioria destinados a classe média, o que empurra as populações de baixa renda para a periferia.

O plano habitacional Minha casa, Minha vida, que é iniciativa do governo federal para solucionar os problemas de moradia de várias famílias que vivem em condições de pobreza ou de falta de infra estrutura, veio como um alento para muitos brasileiros, no entanto, ainda não há certeza da parcela de moradias que realmente serão acessíveis a quem delas necessita.

Para um debate mais aprofundado do assunto o Instituto Humanitas Unisinos trará para o evento IHU ideias a Belª. Natália Martinuzzi Castilho – Unisinos, com o tema “Direito de resistência”: a luta social pelo direito à moradia urbana. O evento ocorrerá no dia 16 de agosto, às 17h30min, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU.

Para consultar mais informações sobre o evento, acesse o sítio.

Por Wagner Altes         

Deixe uma resposta