“É de conhecimento da comunidade que, há alguns anos, a Unisinos terminou com os centros e fez uma reforma administrativa no seu organograma, estabelecendo uma estrutura matricial. Nessa estrutura, a experiência mostrou que faltava um elemento, acadêmico, para fazer a conexão da administração com uma dimensão acadêmica mais substantiva. Isso são as escolas, um polo de articulação acadêmico das áreas da universidade”, explica Adriano Naves Brito, Decano da Escola de Humanidades da Unisinos, cuja inauguração ocorre nesta semana,  dia 17 de setembro, das 10h às 17h.

O conceito de Escolas surgiu com a necessidade de inovação em termos de estrutura acadêmica para responder às novas exigências de transversalidade, na superação das limitações da segmentação da estrutura acadêmica antiga, de departamentos e centros. Ao todo a Universidade dividiu-se em seis Escolas, sendo elas: de Direito, da Indústria Criativa, de Gestão e Negócios, de Saúde, Politécnica e de Humanidades. Ao centro de cada um desses grupos encontra-se um Decano, que serve como articulador e norteador dos temas que envolvem cada um dos conjuntos.

Adriano Naves de Brito – Decano

A Escola de Humanidades, em específico, possui 42 cursos dentro de sua administração, sendo 11 deles de graduação, nove de mestrado e doutorado, 12 de especialização e 10 cursos de extensão (Clique aqui e saiba quais são). Na quarta-feira, dia 17, o objetivo do evento de inauguração será apresentar esses cursos, e a Escola de Humanidades em geral, à comunidade universitária e ao público. Isso será feito mediante um conjunto de atividades e oficinas sobre temas diversos das ciências humanas, oferecidas pelos professores da Escola em cooperação com docentes das demais escolas da Unisinos. Também será incentivada uma discussão sobre a área em face de suas relações com os demais campos de conhecimento.

Para os interessados, a inscrição para participar da Inauguração da Escola pode ser feita a partir do site, clicando aqui. Ela está disponível para alunos e ex-alunos da Instituição. Outra opção é inscrever-se presencialmente ou por e-mail, conforme informações na página. Pessoas Jurídicas também podem participar, seguindo os passos apresentados.

A programação completa do evento está disponível para ser acessada aqui.

Saiba mais:

► Como parte da programação de inauguração da Escola, o ObservaSinos desenvolverá uma Oficina intitulada “Diagnóstico socioterritorial e políticas públicas”. Clique aqui para mais detalhes.