Para tentar compreender que relações há entre o cristianismo, a modernidade e formas de governo que ainda permanecem na contemporaneidade, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU receberá o Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz, que apresentará a conferência Foucault e Agamben. Implicações Ético-Políticas do Cristianismo. Nesse sentido, o conferencista retoma o pensamento dos filósofos Michel Foucault e Giorgio Agamben que, em suas obras, discutem de que forma os poderes eclesiásticos e políticos estão relacionados. O evento ocorre na quinta-feira, 30-06-2016, a partir das 17h30min na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU e integra a programação do IHU ideias.
No encontro, o professor Castor aprofundará o debate em torno dos temas tratados na edição 241 do Cadernos IHU ideias, intitulado O poder pastoral, as artes de governo e o estado moderno. “Pastoral e pastorado são conceitos e práticas associados à tradição cristã. Contudo, a origem do poder pastoral é muito anterior. A figura do ‘rei pastor’ era uma imagem comum utilizada por muitas sociedades antigas, como Babilônia, Assíria, Suméria, Egito, Pérsia e, certamente, pelos hebreus. A imagem do rei pastor era muito mais que uma metáfora, representava uma forma de exercício do poder”, explica Castor.

Imagens www.outraspalavras.net
Quem é Castor Bartolomé Ruiz
Castor Bartolomé Ruiz é professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unisinos. É graduado em Filosofia pela Universidade de Comillas, na Espanha, mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e doutor em Filosofia pela Universidade de Deusto, Espanha. É pós-doutor pelo Conselho Superior de Investigações Científicas.
Escreveu inúmeras obras, das quais destacamos: Os paradoxos do imaginário (São Leopoldo: Unisinos, 2003); Os labirintos do poder. O poder (do) simbólico e os modos de subjetivação (Porto Alegre: Escritos, 2004) e As encruzilhadas do humanismo. A subjetividade e alteridade ante os dilemas do poder ético (Petrópolis: Vozes, 2006).
Serviço:
Foucault e Agamben. Implicações Ético-Políticas do Cristianismo
Conferencista: Prof. Dr. Castor Bartolomé Ruiz – Unisinos
Data: 30 de junho de 2016
Horário: Das 17h30min às 19h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU
Por Fernanda Forner
Leia mais:
- Giorgio Agamben, genealogia teológica da economia e do governo. Artigo publicado na revista IHU On-Line, nº 413, de 01-04-2013.
- A Filosofia como forma de vida. Pierre Hadot, a filosofia antiga e os exercícios (askesis) do espírito. Artigo publicado na revista IHU On-Line, nº 461, de 23-03-2015.
- A Filosofia como forma de vida (II). Michel Foucault, o cuidado de si e o governo de si (enkrateia). Artigo publicado na revista IHU On-Line, nº 466, de 01-06-2015.
- A filosofia como forma de vida (III). Do cuidado de si ao deciframento de si. Artigo publicado na revista IHU On-Line, nº 467, de 15-06-2015.
- A filosofia como forma de vida IV. A regra da vida (regula vitae), fuga e resistência ao controle social. Artigo publicado na revista IHU On-Line, nº 468, de 29-06-2015.
- A filosofia como forma de vida V – O Officium: o dever que separa a vida de sua forma. Artigo publicado na revista IHU On-Line, nº 471, de 31-08-2015.
- O poder pastoral, as artes de governo e o Estado moderno. Artigo publicado na revista IHU On-Line, nº 484, de 02-05-2016.
- O poder pastoral, as artes de governo e o estado moderno. Artigo publicado em Cadernos IHU ideias, em sua 241ª edição.