
Fonte: http://bit.ly/1OZPwGx
Celso Furtado, considerado “o mais importante economista brasileiro da sua geração”, segundo Pedro Cezar Dutra Fonseca, economista, em entrevista à IHU On-Line, será o primeiro autor a ter suas ideias visitadas durante o ciclo de atividades: Economia brasileira: onde estamos e para onde vamos? Um debate com os intérpretes do Brasil, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
A primeira atividade, que será ministrada por André Tosi Furtado, sob o título Desenvolvimento econômico, heterogeneidade estrutural e distribuição de renda no Brasil no pensamento de Celso Furtado, será realizada no dia 12 de abril, das 19h30min às 22h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.
André Tosi Furtado, economista e filho de Celso Furtado, trará temas como distribuição de renda e desenvolvimento econômico no país para que se possa discutir possíveis soluções para a evolução do Brasil.
Celso Furtado
Celso Monteiro Furtado, doutor em Economia pela Universidade de Paris Sorbonne, nascido em 26 de julho de 1920 em Pombal, Paraíba, publicou diversas obras como: “A Economia Brasileira”, “A Fantasia Organizada”, “A Fantasia Desfeita”, e “Os Ares do Mundo”. Além destas, escreveu “Formação Econômica do Brasil”, que, em 1959, ocupou o terceiro lugar na lista dos livros mais vendidos no Brasil e ainda é usado como referência por muitos economistas. Acesse o livro aqui.
No mesmo ano do lançamento da obra, o economista criou, no governo de Juscelino Kubitschek, a extinta Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), para encontrar soluções que permitissem, aos poucos, diminuir a desigualdade no Brasil. Além disso, no governo João Goulart foi idealizador do Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social, primeiro projeto de distribuição de renda do Brasil. Furtado faleceu em 20 de novembro de 2004 e seus trabalhos estão expostos no Rio de Janeiro, na biblioteca que leva seu nome.

Ministro do Planejamento, Celso Furtado (à frente), idealizador do Plano Trienal, em outubro de 1962. Fonte: http://bit.ly/1Xcwgf9
Autores como Eugênio Gudin, Luiz Carlos Bresser Pereira, Maria da Conceição Tavares e Reinaldo Gonçalves também serão trabalhados durante o ciclo de atividades.
Serviço:
Economia brasileira: onde estamos e para onde vamos? Um debate com os intérpretes do Brasil
Data: 12 de abril a 06 de junho de 2016
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros no IHU – Campus São Leopoldo/RS.
Confira aqui a programação completa.
Por Fernanda Forner
Para ler mais…
- Para Celso Furtado a política econômica não pode ter a estabilização como um fim em si mesmo. Revista IHU On-Line, Nº 232.
- Celso Furtado: o teórico do nacionalismo desenvolvimentista. Revista IHU On-Line, Nº 317.
- A atualidade de Celso Furtado. Revista IHU On-Line, Nº 320.
- A economia política, histórica e brasileira de Celso Furtado
- Há dez anos morria Celso Furtado
- Quatro décadas de crise energética e a falta de um planejamento eficiente. Entrevista especial com André Tosi Furtado