Em setembro, o Instituto Humanitas – IHU, juntamente com Programa de Pós-graduação em Direito da Unisinos promove o minicurso intitulado “Direitos humanos desde América Latina – Uma visão filosófica”, que tem como objetivo discutir das filosofias críticas latino-americanas, abordando um viés jus-filosófico para (re)interpretação dos direitos humanos no espaço geopolítico da região.

O curso terá uma curta duração de 8 horas-aula, nas manhãs de 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, das 9h às 12h, ministrado pelo Prof. Dr. Alejandro Rosillo Martínez, com público alvo de estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores, advogados, juízes, promotores, profissionais jurídicos em geral e comunidade.

O ministrante é conselheiro da Comissão Estatal de Direitos Humanos, pesquisador e professor Universitário na Universidade Autónoma de San Luis Potosí do México e doutor em Estudos Avançados em Direitos Humanos pela Universidade Carlos III de Madrid.

Alejandro Rosillo, além de dar apoio em edição de revistas, é autor de diversos livros, tais como: Justiça Social e direitos humanos desde uma perspectiva cristiana, Universidade Iberoamericana, León, 2010. ; Os direitos humanos desde o pensamento de Ignacio Ellacuría, Universidade Carlos III de Madrid-Editorial Dykinson, Madrid, 2009; Praxis de libertação e direitos humanos. Uma introdução ao pensamento de Ignacio Ellacuría, Universidade Autónoma de San Luis Potosí-Comisión Estatal de Derechos Humanos, San Luis Potosí, 2008; Os inícios da tradição ibero-americana de direitos humanos. Universidade Autónoma de San Luis Potosí- CENEJUS, Aguascalientes-San Luis Potosí, 2011.

Tendo dois de seus livros baseados no pensamento de Ignacio EllacuríaAlejandro Rosillo afirma que não podemos ignorar o conflito existente entre o cristianismo e os direitos humanos. Comenta também que “uma parte importante da filosofia de Ignacio Ellacuría busca fundamentar a práxis de libertação, constituindo-se em um caminho em direção a uma filosofia de libertação. Mas seu assassinato, em 1989, o impediu sistematicamente de apresentar o seu pensamento filosófico”.

Para ler mais:

– Ignacio Ellacuría. Um pensador, negociador e cristão