O Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos (ObservaSinos), programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Canoas, irá realizar, no próximo dia 28 de julho, das 14h às 17h, a oficina “Realidades, Diagnóstico Socioterritorial e Mapa Falado”, que ocorrerá na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU. A atividade será ministrada pela MS Marlene Rosa de Oliveira Fiorotti e por Roberto Pereira do Nascimento Junior, ambos da prefeitura municipal de Canoas.
O evento tem como meta debater as metodologias e sistematização das experiências do diagnóstico Socioterritorial e, também, o processo de construção do Mapa Falado.
Em abril deste ano, o ObservaSinos também recebeu representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoas para debater sobre a construção coletiva do Diagnóstico Socioterritorial e do Mapa Falado.
Mapa Falado
É um instrumento de aproximação entre a população e os servidores da Prefeitura de Canoas em que divide a cidade em Quadrantes (Nordeste, Sudeste, Sudoeste, Noroeste), onde cada um abrange um número de bairros do munícipio. Através de reuniões junto a moradores dos quadrantes, os servidores apresentam dados do local (como estatísticas populacionais, números relacionados ao Bolsa Família e CadÚnico, entre outros) e depois iniciam o debate com os cidadãos para que eles possam expor quais são as partes de Proteção e Desproteção Social daquela região.
A atividade é gratuita e aberta ao público. Inscreva-se aqui.
Por Matheus Freitas
Leia mais