Uma obra de natureza religiosa, com traduções e adaptações, a Misa Criolla, composta por Ariel Ramirez, foi considerada um marco na música argentina, apesar de ter sido criada em 1964, época de conturbada repressão religiosa.

Xavier /Foto: Kristina Rosa

A música latino-americana crioula é um dos temas do Ciclo de atividades. O cuidado de nossa Casa Comum, evento de Páscoa promovido pelo Instituto. A audição será comentada por Demétrio de Freitas Xavier, músico integrante das equipes FM Cultura e TVE Piratini, de Porto Alegre.

A  “Audição comentada de música latino-americana crioula: O ser humano é terra que anda”,  faz referência a Atahualpa Yupanqui, pseudônimo de Héctor Roberto Chavero, que foi um compositor, cantor, violonista e escritor argentino, considerado um dos mais importantes divulgadores da música folclórica argentina.

Foto: http://cantoria.stleu.free.fr/

O Ciclo expõe um debate transdisciplinar sobre a crise ambiental, a ecologia integral, a gestão ambiental, a teologia da criação e sobre diferentes iniciativas voltadas para o cuidado do meio ambiente e sustentabilidade, tendo em vista os acontecimentos atuais, como 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP21) e a Carta Encíclica Laudato Si’, por exemplo.

As audições serão realizadas das 16h às 18h30min e das 19h30min às 22h do dia 31 de março. O Ciclo de atividades continua até o dia 03 de maio. Encontre mais informações aqui. As inscrições estão abertas aqui.

Por Nahiene Alves

Para ler mais:

Deixe uma resposta