O Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove entre os dias 21 e 23 de outubro o XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.
No dia 22 de outubro, serão apresentadas as conferências simultâneas que vão contar com a participação de pesquisadores da área da ciência e da tecnologia de diversos países.
Sobre os conferencistas
Entre as conferências está “Democratizar a tecnociência: engajamento público em nanotecnologia”, ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Martins (à direita), sociólogo e integrante da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (RENANOSOMA) e pelo Dr. Franz Seifert, da Áustria, pesquisador independente em biotecnologia.
O pesquisador Paulo Roberto Martins já colaborou em outras atividades do IHU. Uma de suas entrevistas, “O debate da nanociência exige a definição de um projeto estratégico para o País”, foi publicada nos Cadernos IHU em formação nº 26 sobre “Nanotecnologias. Possibilidades e limites” e para a IHU On-line nº 120, que tinha como tema “O mundo desconhecido das nanotecnologias“.
Além disso, falou sobre “A nanotecnologia e o impacto na sociedade“ para edição 205 da IHU On-Line. O mesmo tema foi abordado durante o II Ciclo de Estudos Desafios da Física para o Século XXI: um diálogo desde a Filosofia.
Já o Dr. Luis David Castiel, pesquisador do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, irá abordar o tema “Com a cabeça nas nuvens? Medicina, técnica, ética e os dilemas preemptivistas na saúde”.
Castiel também colaborou anteriormente com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Concedeu uma entrevista sobre “A dominância das dimensões médicas na sociedade”, publicada na revista IHU On-Line nº 420, “A medicalização da vida. A autonomia em risco“, e para os Cadernos IHU em formação nº 44, Tecnociência e saúde, além de conceder uma entrevista ao sítio do IHU com o tema “Saúde e tecnologia. A busca da imortalidade”. O médico esteve presente também no I Seminário, ministrando a palestra “Como restringir seu apetite naturalmente – Os riscos e a promoção do autocontrole na saúde alimentar”, que antecede o XIV Simpósio Internacional IHU.
As conferências terão ainda a presença do Prof. Dr. Hans-Georg Flickinger, da Universidade de Kassel (Alemanha) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, que ministrará a conferência intitulada “A arte da ciência na ciência da arte“, e do Prof. Dr. Alberto Cupani, da Universidade Federal de Santa Catarina, que vai tratar do tema “A realidade complexa da tecnologia“. Flickinger já concedeu uma entrevista ao Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publicada na revista IHU On-Line nº 426, O Estado Secular e sua base autolegitimadora.
Sobre o XIV Simpósio
O XIV Simpósio Internacional IHU. Revoluções Tecnocientíficas, Culturas, Indivíduos e Sociedades busca analisar o sentido, as implicações e os desafios teóricos e práticos da contemporaneidade tecnocientífica para a vida, como os impactos da tecnociência no conceito de natureza humana e os novos modos de produção sobre a vida humana e o planeta.
Além das conferências, minicursos e exibições de filmes, o XIV Simpósio proporcionará a apresentação de trabalhos, prestigiando todos(as) aqueles(as) que quiserem contribuir com a discussão. As inscrições podem ser feitas na página do evento até o dia 15 de setembro.
Mais informações e a programação completa do evento podem ser encontradas neste link.
Interessados em participar escrevam seus trabalhos aqui.