Dentro da programação do evento “50 anos do Golpe de 64. Impactos, (des)caminhos, processos”, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove a exibição do documentário “Ato de Fé”, de Alexandre Rampazzo.

Após a exibição do documentário, a Profa. Dra. Maria Aparecida Aquino (FFLCH/USP), coordenará o debate do mesmo.

O evento ocorre dia 08 de abril, das 15h às 16h30min, na Sala Ignácio Ellacuría e Companheiros, no IHU.

Filme: Ato de Fé

O documentário, que abre com a fala de Frei Betto, é um retrato da atuação dos dominicanos, em sua luta contra a ditadura militar implantada no Brasil com o golpe de 64. O centro é o engajamento dos frades com apoio e participação na ALN, o grupo revolucionário criado pelo ex-deputado comunista, Carlos Marighella.

Através do depoimento de religiosos, que de muitas formas apoiaram este e outros grupos que lutavam contra a ditadura, temos um quadro geral da posição da Igreja Católica frente ao regime militar. A contradição entre grande parte da alta hierarquia e os religiosos comprometidos com a Teologia da Libertação é um dos pontos fortes do filme, que se divide em sete partes.

Dando continuidade aos eventos, Maria Aquino participará da palestra “Caminhos Cruzados: Imprensa e Estado Autoritário no Brasil”. A conferência ocorre das 19h30min às 22h, também, na Sala Ignácio Ellacuría e Companheiros, no IHU.

 Para participar do evento, inscreva-se aqui.

Deixe uma resposta