No dia 28 de abril, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove uma caminhada ecológica para observar a fauna e flora nativa pertencente ao Campus da Unisinos em São Leopoldo. Será o Encontro de educação ambiental e caminhada ecológica, testemunhas da fauna e da flora nativa do Campus Unisinos.

Ambiente próximo à Biblioteca. / Foto: Nahiene Alves

Próximo ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) a professora de Ciências Humanas Cristiane Fensterseifer Brodbeck, da Unisinos, orientará o encontro, que sairá às 14h30min do IHU e terá cerca de duas horas de duração. As inscrições podem ser feitas aqui.

Com uma área de 90,55 hectares, o espaço universitário é composto por lagos, jardins, áreas de preservação ecológica e algumas espécies de animais. As árvores possuem placas que identificam suas espécies, além disso, existem canteiros os quais são responsabilidade dos alunos de biologia. Tais fatores permitem a integração da comunidade acadêmica com a natureza.

Lago da Unisinos, na Área A. / Foto: Nahiene Alves

A Caminhada Ecológica faz parte do Ciclo de atividades. O cuidado de nossa Casa Comum e busca identificar as causas e implicações da crise ecológica contemporânea, enfatizando suas raízes humanas, bem como as possibilidades das atividades humanas na Terra na perspectiva de uma ecologia integral.

Praça do Heráclito / Foto: Rodrigo W. Blum

A programação do Ciclo ainda traz conferências, exposições fotográficas, mesas-redondas para debates sobre ecologia e outros assuntos de aspecto ambiental. As atividades continuam até o dia 03 de maio e se destinam a professores (as), pesquisadores (as), alunos (as), funcionários (as) da Universidade e interessados (as) em geral.