Durante o período da ditadura, que se estendeu por 21 anos, a música foi uma das principais válvulas de escape de muitos cidadãos, guiados por cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso. Esses músicos iam contra ordens do Regime Militar a fim de expor seu desamor pela situação em que o país estava vivendo. Canções como Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, que traz o trecho “Há soldados armados, amados ou não; quase todos perdidos, de armas na mão”, são ainda hoje presentes como marcos desse período. Geraldo Vandré foi, inclusive, um dos primeiros artistas a serem perseguidos e censurados pelo governo militar, em 1968.

Outra artista a lançar canções sobre o regime no país foi Elis Regina, ainda que de um modo um pouco menos direto que Vandré. Sua música, intitulada “O bêbado e a equilibrista”, composta por Aldir Blanc e João Bosco, foi gravada em 1979. A letra fala sobre o choro de Marias e Clarisses, em alusão às esposas do operário Manuel Fiel Filho e do jornalista Vladimir Herzog, assassinados sob tortura pelo exército.

São incontáveis as músicas que, indiretamente, tentaram se rebelar contra a censura imposta pelo governo da ditadura, e é exatamente sobre isso que o Prof. Bel. Frank Jorge debaterá nesta segunda-feira (31), das 19h30min às 22h, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU. O evento contará com algumas das produções citadas, entre outras, que serão tocadas ao vivo durante as duas horas e meia de duração de debate.


Serviço:

O que: Debate sobre a Música Popular Brasileira no pós-golpe de 64
Debatedor: Prof. Bel. Frank Jorge – Unisinos
Horário: 19h30min às 22h
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU
Músicas (interpretadas ao vivo no dia do evento):
1 – Apesar de você – Chico Buarque
2 – Pra nao dizer que nao falei de flores – Geraldo Vandré
3 – Cálice – Chico Buarque/ Milton Nascimento
4 – Alegria alegria – Caetano Veloso
5 – O bêbado e o equilibrista – João Bosco/ Aldir Blank
6 – A mosca na sopa – Raul Seixas
7 – A mao que toca o violão – Marcos Valle/ Milton Nascimento
8 – Debaixo dos caracóis dos seus cabelos – Roberto Carlos
9 – Tropicália – Caetano Veloso

Deixe uma resposta