“Juntos por um trânsito mais humano, por cidades mais bonitas e alegres, por um mundo mais respirável”, esse é o lema da Massa Crítica. A Massa Crítica é uma celebração da bicicleta como meio de transporte que ocorre em mais de 300 cidades ao redor do mundo. Ela acontece quando dezenas, centenas ou milhares de ciclistas se reúnem para ocupar seu espaço nas ruas e criar um contraponto aos meios mais estabelecidos de transporte urbano.
.
Em entrevista à IHU On-Line (2011), por telefone, Olavo Ludwig Jr., integrante do Massa Crítica, falou da falta de conscientização da população e mencionou que, no Brasil, o automóvel é sinônimo de status social. “Quanto mais dinheiro a pessoa ganha, maior é o carro. (…) Infelizmente, no imaginário coletivo ainda está presente a ideia de que quem anda de bicicleta é pobre, operário e não tem dinheiro para comprar um carro e, por isso, teria menos valor de quem está de carro.”
.
“Bicicletas saem de fábrica, no Brasil, sem farol nem lanterna, situação impensável na Alemanha onde quem pedala com luz queimada é multado. Nas grandes cidades brasileiras os que saem em duas rodas para trabalhar são birutas ou suicidas”, escreveu Daniela Chiaretti, em reportagem publicada no jornal Valor, ainda no início de 2011.
.
A ideia de defender a locomoção inteligente, que não polui o ar, não congestiona as ruas e humaniza a cidade não surgiu agora, mas cada vez mais as pessoas estão se conscientizando sobre essa questão. Para debater este tema, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU receberá o Prof. MS Marcelo Sgarbossa, do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais – LAPPUS, no dia 23 de agosto. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no sítio do IHU.
.
Confira alguns vídeos explicativos sobre o tema.
.
[youtube]OEHCtCNbgkk[/youtube]
.
[youtube]Rc4w4fBo9E8[/youtube]
.
[youtube]DFZm4ixs7jU[/youtube]
.
[youtube]liTD0uJyVgA[/youtube]
.
Por Luana Taís Nyland

Deixe uma resposta