Com as preocupações crescentes acerca do futuro da vida na Terra e do meio ambiente, estamos vivendo em uma crise ecológica. Compreender o caráter e o significado dessa crise a partir de obras cinematográficas e instigar a busca de soluções para os problemas do planeta causados pelo desenvolvimento humano são os objetivos da segunda edição do Ciclo de Filmes e Debates – Sociedade Includente e Sustentável no Cinema. O evento tem início no dia 14 de abril, com o filme “A era da estupidez”, documentário dirigido por Franny Armstrong.
.
A crise ecológica significa o fracasso da nossa civilização assentada sobre a ideia do progresso infinito e linear, na concepção dominadora de poder e sobre a crença do não esgotamento dos recursos naturais limitados e não renováveis. Uma sociedade sustentável exige mudanças drásticas e urgentes no nosso modo de produzir e consumir que questionem a lógica imposta pela sociedade industrial e que nasçam de uma visão holística da vida e do nosso lugar no Planeta. Desse modo, espera-se que, no mínimo, possa-se alertar para as evidências de que algo não está de acordo na Terra e que as atividades precisam ser pensadas sob uma ótica de sustentabilidade.
.
Para mais informações sobre o Ciclo de Filmes e Debates – Sociedade Includente e Sustentável no Cinema – 2ª edição, acesse o site.

Deixe uma resposta