Os governos do Brasil e de Cuba, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde, estão acertando a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalharem nas regiões brasileiras mais carentes. Os detalhes estão em negociação. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas áreas carentes do país. Por isso ocorre a articulação com Cuba.
.
As negociações para o envio dos médicos cubanos para o Brasil foi iniciada pela presidenta Dilma Rousseff, em janeiro de 2012, quando visitou Havana, a capital cubana. Ela defendeu uma iniciativa conjunta para a produção de medicamentos e mencionou a ampliação do envio de médicos cubanos ao Brasil, para apoiar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
.
O assunto divide opiniões e o IHU quer saber a sua. Você é favorável a essa medida de que 6.000 médicos cubanos possam exercer a profissão no Brasil?
.
Responda em nossa enquete, na página inicial do site.

2 Respostas

1. FRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS PEREIRA disse:

ESTAREI DE COMUM ACORDO SE CADA UM MÉDICO QUE VIER PASSAR POR UMA AVALIAÇÃO CRITERIOSA, FEITA PELOS ÓRGÃOS COMPETENTES QUE REGULAM A MEDICINA EM NOSSO PAÍS. PENSO TAMBÉM QUE A FALTA DE MÉDICOS EM NOSSO PAÍS, DECORRE DA NÃO FLEXIBILIZAÇÃO DOS CURSOS DE MEDICINAS PARA TODAS PESSOAS, UMA VEZ QUE, OS CURSOS DE MEDICINA ESTÃO CENTRALIZADOS NAS MÃOS DA CLASSE MÉDIA BRASILEIRA.
    FRANCISCO DE ASSIS, GRADUADO EM FILOSOFIA E GRADUANDO EM TEOLOGIA NO INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO.

2. claudete oliveira disse:

Eu sou contra, o que deveria ter sido feito há muitos anos é aumentar o número tanto de vagas como de universidades principalmente as PÚBLICAS e na área de saúde. Prá que trazer profissionais de outos países para trabalhar aqui? Porque não mandar os nossos fazer cursos de especialização fora do país? Qualificar melhor nossos profissionais e não JOGAR GRINGOS para cuidar de algo tão sério que é a vida humana. Tá difícil de entender os médicos que falam e escrevem na nossa língua, imagina entender uma língua estrangeira. O povo BRASILEIRO mal sabe FALAR,LER e ESCREVER PORTUGUÊS imagina pegar uma receita escrita Deus sabe em que idioma. Senhores políticos, Excelentíssima Presidenta O POVO que NASCE no BRASIL são os MESMOS que ELEGEM VOCES, NÓS é que temos o DIREITO de ESTUDAR e TRABALHAR em NOSSO PAÍS. Construiram ARENAS em tempo recordes, porque não fazem o mesmo CONSTUINDO mais UNIVERSIDADES e HOSPITAIS PÚBLICOS.NÃO QUEREMOS IMPORTAR GRINGOS, QUEREMOS PROFESSORES MAIS CAPACITADOS. Se os MESTRES tem um bom nível,os alunos também terão, não acham? O dinheiro dos nossos impostos tem que ser gastos conosco e não com ESTRANGEIROS.