Foto: Cristina Guerini Link

Como alimentar 9 bilhões de pessoas até 2050?

Esta pergunta foi de grande importância para as estudantes Adriana MartelliAndreza LivramentoBruna PedrosoElisiane Wolf. Elas fazem parte da equipe Other Food, convidadas, em fevereiro deste ano, a participar do Thought for Food Global Summit, na cidade de Lisboa, Portugal.

Thought for Food (TFF) é um movimento internacional que anualmente promove um desafio acadêmico na busca da resposta de uma questão: “Como alimentar nove bilhões de pessoas até 2050?”. O desafio estava formado por duas etapas: na primeira, as equipes deveriam apresentar ideias inovadoras sobre o tema; na segunda, 10 equipes escolhidas mostraram seus projetos para a comissão e três delas levaram o prêmio.

Other Food não ficou entre as vencedoras, mas a oportunidade estava só começando. Elas foram convidadas pelo TFF a participar da Conferência Internacional, e a partir daí o projeto não parou mais.

As estudantes participaram do Seminário do IHU ,promovido pelo instituto ao longo desta semana, onde apresentaram o projeto e trouxeram alguns alimentos para os colegas degustarem, como pizza e pão feitos com ora-pro-nóbis, panqueca capuchinha e chás de hibisco, morango e limão-siciliano.

Foto: Cristina Guerini Link

O Movimento Other Food possui como meta promover a erradicação da fome através da popularização das PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais. A inserção de tais alimentos no cardápio da população gera, além de uma alimentação saudável, fonte de renda para famílias envolvidas no projeto.

PANCS são plantas que crescem de maneira espontânea e, no entanto, seu potencial alimentício é desconhecido por grande parte da população. Habitualmente chamadas de “daninhas” ou silvestres, possuem grande importância nutricional e ecológica. As diversas espécies podem ser utilizadas para complementação e diversificação alimentar dos indivíduos.

A equipe acredita que a fome não se constitui apenas pela falta de alimentos, mas também pelo consumo exagerado de refeições pobres em nutrientes. Para evitar esse tipo de consumo, e visando à segurança alimentar e nutricional, o Other Food propõe às populações urbanas e periféricas o cultivo de alimentos orgânicos e regionais, aproveitando áreas inutilizadas das cidades.

A organização é composta por estudantes e parceiros de diferentes áreas, que se reúnem para debater e planejar ações do movimento. A ideia é criar uma rede de pessoas mobilizadas, que contribuam com suas habilidades e conhecimentos em prol da estruturação e desenvolvimento do projeto.

Foto: Cristina Guerini Link

Cofundadoras do movimento:
Adriana Martelli: é estudante do curso de Comércio Exterior da Unisinos.

Andreza Livramento: é estudante do curso de Biologia da Unisinos.

Bruna Pedroso: é estudante formanda do curso de Nutrição da Unisinos.

Elisiane Wolf: é estudante do curso de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Contato:
E-mail: otherfood@gmail.com
Facebook: movimentootherfood

 

Por Fernanda Forner

Deixe uma resposta