Margin Call – O Dia Antes do Fim” (EUA, 109min, 2011), dirigido pelo estreante J. C. Chandor e com participação de atores de peso, como Paul Bettany, Stanley Tucci e Demi Moore,  é uma boa obra para quem quer entender como funcionou a economia americana horas antes do colapso.
.
“O filme deixa muito evidente a completa falta de ética dos agentes econômicos e a crise do sistema financeiro baseado nos derivativos, mas mostra também uma crise de valores”, explica o Prof. Ms. Gilberto A. FaggionIHU – Unisinos, que irá debater a obra com Anderson D. G. dos Santos – Mestrando em Comunicação da Unisinos.
.
A cobiça e o consumismo ilude as pessoas de tal maneira que o dinheiro entra no lugar da convivência humana e se torna mais importante, mas Faggion questiona: “Em que estado nós, humanos, podemos chegar colocando o dinheiro em primeiro lugar?”.
.
O filme também apresenta a completa falta de regulamentação governamental que estabeleça limites para as transações financeiras. “Margin Call” foi exibido no primeiro ciclo e será debatido novamente na segunda edição do Ciclo de Filmes e Debates: Crise do Capitalismo no Cinema, no dia 18 de setembro, às 19h30min, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU. Para mais informações, acesse a agenda do evento.
.
Confira o trailer do filme:
.
[youtube]Li8DEWyIBTs[/youtube]
.
Por Luana Taís Nyland

Deixe uma resposta