Da percepção do esgotamento de modelos tipicamente modernos, vem a intuição do filósofo francês Gilles Deleuze que, ainda na década de 1970, fazia uma crítica ao modelo civilizacional fundado no capitalismo contemporâneo. É a partir desta perspectiva que o Prof. Dr. Giuseppe Cocco, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, ministrará a conferência Políticas públicas, financeirização e crises. Um olhar a partir de Gilles Deleuze. A atividade integra o IV Colóquio Internacional IHU. Políticas Públicas, Financeirização e Crise Sistêmica e será realizada no dia 14-09-2016, às 10h45min, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU.

Nossas sociedades atravessam uma grave crise econômica que, assim como a de 2008, vem afetando diversas áreas e aumentando a desigualdade. Essas adversidades, segundo Giuseppe Cocco, são definidas como crises sistêmicas. “Vivemos uma crise sistêmica e ninguém sabe qual vai ser seu desfecho. Essa incerteza radical, transformada numa crise de confiança é o que define, paradoxalmente, a certeza quanto à dimensão única da crise”.

De acordo com Cocco, essas crises sistêmicas estão relacionadas aos processos de financeirização da vida. “Ainda pior quando é usado e, sobretudo, abusado para ‘justificar’ ou ‘explicar’ quase tudo. Em geral, é a desculpa esfarrapada para dizer que “os governos, pobres coitados”, são ‘reféns do capital financeiro’”, analisa.

Imagem: http://bit.ly/1M7BGEI

IV Colóquio

O evento visa debater três aspectos que tangem à vida moderna: financeirzação, políticas públicas e crises sistêmicas. Para discutir esses aspectos, além da presença do Prof. Dr. Giuseppe Cocco, estarão presentes renomados pesquisadores internacionais e nacionais. Entre eles, o Prof. Dr. Yann Moulier Boutang, economista e professor da Universidade de Tecnologia de Compiègne e professor no Centro Fernand-Braudel da Universidade de Binghamton-New York, e o Prof. Dr. Gaël Giraud, economista e pesquisador, conhecido como o “jesuíta que enfrenta os bancos”.

As atividades ocorrem nos dias 13 e 14 de setembro, na Sala Ignácio Ellacuría e Companheiros, no IHUConfira aqui a programação completa e como fazer sua inscrição.

Quem é Giuseppe Cocco

Giuseppe Cocco é graduado em Ciência Política pela Université de Paris VIII e pela Università degli Studi di Padova, é mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Conservatoire National des Arts et Métiers e em História Social pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne), é doutor em História Social pela Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e editor das revistas Global Brasil, Lugar Comum e Multitudes. Coordena a coleção A Política no Império (Civilização Brasileira).

Por Fernanda Forner

Vídeo:

Serviço:

Políticas públicas, financeirização e crises. Um olhar a partir de Gilles Deleuze

Conferencista: Prof. Dr. Giuseppe Cocco – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Data: 14 de setembro
Horário: Das 10h45min às 11h45min
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU (Campus São Leopoldo/RS)

Confira aqui a programação do evento completa.

Leia mais:

Deixe uma resposta