Imagem: http://bit.ly/1Oo0jLT

Diante das particularidades do capitalismo global, sobretudo nas últimas décadas, e seus desafios contemporâneos, o Instituto Humanitas UnisinosIHU realiza um debate sobre os processos de financeirização da vida humana. Para compreender as complexidades em jogo, o Prof. Dr. Yann Moulier Boutang, da Université de Technologie de Compiègne, da França, realizará a conferência Compreendendo a financeirização: conceito(s), origens, impactos e (im)possibilidades, no dia 13 de setembro, às 9h15. O evento integra o IV Colóquio Internacional IHU. Políticas Públicas, Financeirização e Crise Sistêmica, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU.

Para Boutang o capitalismo cognitivo é a terceira fase posterior ao mercantilismo e ao capitalismo industrial, por isso é importante debater sobre o que é financeirização, como ela funciona e qual a sua relevância para a atual conjuntura. “No capitalismo cognitivo emerge o trabalho mais produtivo, criador de riquezas e suscetível de um novo modo de apropriação que é a cooperação dos cérebros conectados em rede numérica e a inteligência”, afirma o pesquisador em entrevista à IHU On-Line.

Além disso, Boutang defende que “o capitalismo cognitivo não é somente o novo estandarte da modernidade (como o capitalismo industrial o foi em relação ao escravagismo da economia de plantação), ele faz a leitura de uma visão radicalmente diversa da humanidade”.

Imagem: http://bit.ly/19m7cid

Quem é Yann Moulier Boutang

Yann Moulier Boutang participou ativamente do movimento de 1968. Em 1973, conheceu Antonio Negri, de quem permanece parceiro intelectual. Em 1974, criou a revista Camaradas, que desenvolve os temas da “Autonomia Operária”, conceito adotado então na Itália por militantes procedentes do operariado. Camaradas é um dos primeiros grupos do movimento autônomo na França. Após a autodissolução da revista, Boutang participou, de 1979 a 1981, do Centro Internacional para Novos Espaços de Liberdade – CINEL, uma iniciativa de Félix Guattari. É redator chefe da revista política, artística e filosófica Multitudes. Atualmente é professor de ciências econômicas na Universidade de Tecnologia de Compiègne e professor no Centro Fernand-Braudel da Universidade de Binghamton-New York, EUA.

De sua produção intelectual, destacamos: De l’esclavage au salariat. Économie historique du salariat bridé (Paris: PUF, 1998), Le droit dans la mondialisation: une perspective critique (Paris: PUF, 2002), Le capitalisme cognitif. La nouvelle grande transformation (Editions Amsterdam, 2007) e L’Abeille et l’Économiste (Paris: Carnets Nord, 2010).

Serviço:

Compreendendo a financeirização: conceito(s), origens, impactos e (im)possibilidades

Data: 13 de setembro
Horário: Das 9h15min às 10h15min
Local: Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU
Conferencista: Prof. Dr. Yann Moulier Boutang – Université de Technologie de Compiègne – UTC – França.

Confira a programação completa do IV Colóquio Internacional IHU. Políticas Públicas, Financeirização e Crise Sistêmica no sítio do IHU.

Faça sua inscrição aqui.

 Por Fernanda Forner

Para ler mais…

Deixe uma resposta