Luiz Carlos Bresser-Pereira, economista, estará nesta segunda-feira na Unisinos, ministrando uma conferência que tem como tema central Economia Brasileira. Onde estamos e para onde vamos? O tema será abordado à luz da sua obra “A Construção Política do Brasil. Sociedade, Economia e Estado desde a Independência”, publicada em 2014, pela Editora 34.
A atividade, que integra o Ciclo de Debates Economia Brasileira. Onde estamos e para onde vamos? Um debate com os intérpretes do Brasil e o I Ciclo de Estudos. Modos de existência e a contemporaneidade em debate. Reflexões transdisciplinares à luz de diferentes obras, promovidos pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, ocorrerá dia 09 de maio, às 19h30min, no Auditório Central, na Unisinos São Leopoldo.
A Construção Política do Brasil
A obra de Bresser-Pereira, que foi apresentada pelo Prof. Ms. Gilberto Faggion na quinta-feira (05-05-2016), na conferência e debate ocorridos no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, é “uma análise integrada da evolução da sociedade, da economia e da política brasileira desde a independência até a atualidade”.
Ao apresentar o livro do economista, Faggion destacou que um dos eixos centrais da obra é examinar “por que o crescimento Brasileiro é tão baixo desde o plano Real”.

Faggion durante apresentação do livro. Foto: Cristina Guerini / IHU
No livro, esclarece, o autor afirma que a atual crise econômica é decorrência dos erros na condução econômica dos governos anteriores e, além disso, destaca outro problema relevante, que culminou na atual recessão: o pior equívoco na orientação da política econômica do governo Dilma foi quando ela tentou caminhar para um modelo desenvolvimentista, ao batalhar pela redução da taxa Selic e pela desvalorização da moeda, “mas não poderia depreciar a moeda e ao mesmo tempo cortar os juros e expandir a despesa pública, porque isso aumentaria inevitavelmente a inflação”.
texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto
Novo desenvolvimentismo
Bresser-Pereira defende o que ele denomina ‘novo desenvolvimentismo‘.
Segundo a síntese do livro apresentada pelo Prof. Ms. Gilberto Faggion, “o novo desenvolvimentismo busca substituir o Desenvolvimentismo clássico e é crítico da ortodoxia liberal, a qual, segundo o autor, adota a austeridade em qualquer contingência e não promove o desenvolvimento econômico. Ainda pratica sem saber populismo cambial, consumo elevado, desindustrialização e crises financeiras cíclicas.”
Luiz Carlos Bresser-Pereira

Foto: Greg Salibian/ Blog Socialista Morena
É professor emérito da Fundação Getúlio Vargas – FGV e da Escola de Economia de São Paulo. Foi Ministro da Fazenda nos governos Sarney e Fernando Henrique Cardoso. Doutor e livre docente em economia pela Universidade de São Paulo, foi professor visitante de desenvolvimento econômico na Universidade de Paris I, e de teoria política no Departamento de Ciência Política da USP. Foi também visitante da Oxford University e do Instituto de Estudos Avançados da USP. Desde 2003, oferece regularmente um seminário de um mês na École d’Hautes Études em Sciences Sociales, em Paris. Em 2010 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Buenos Aires.
Assista a íntegra da apresentação do professor Faggion no Youtube.
O Ciclo de Estudos. Modos de existência e a contemporaneidade em debate segue com atividades até o dia 10 de novembro de 2016. A próxima atividade será a apresentação do livro O Circuito dos Afetos. Corpos Políticos, desamparo e o Fim do Indivíduo, de Vladimir Safatle, no dia 09 de junho. Veja a programação completa aqui.
Por Cristina Guerini
Para ler mais:
- Desenvolvimentismo: ideologia do desenvolvimento econômico dos países retardatários. Revista IHU On-Line, nº 392.
- “O Brasil não precisa do capital externo. O capital se faz em casa”. Revista IHU On-Line, Nº. 372
- “A UDN era melhor que o PSDB”, afirma Bresser-Pereira
- A reversão da crise está à vista
- Bresser-Pereira e os riscos da “doença holandesa”
- Vícios e virtudes. O novo desenvolvimentismo
- Liberalismo e desenvolvimentismo no Brasil
- Ricos nutrem ódio ao PT, diz ex-ministro
- O estranho mas inevitável ajuste