No intuito de provocar um debate sobre a possibilidade de a “crise” econômica ser, na verdade, uma farsa, criou-se a proposta do evento Ciclo de Filmes e Debates: Crise do Capitalismo no Cinema. O evento será realizado com a tentativa de levar o participante, por meio de quatro filmes, a refletir sobre a “crise” econômica iniciada em 2008 e que continua até os dias de hoje.
.
Há uma gritante falta de ética dos agentes econômicos que reforça um fundamento antropológico, já presente em Adam Smith, de que o egoísmo dos humanos, buscando seus interesses particulares, geraria benefícios públicos, mas na verdade gera prejuízos públicos muito sérios.
.
Para Gilberto A. Faggion, um dos coordenadores, esse Ciclo tem foco, acima de tudo, no ponto de vista do capitalismo financeiro. “O evento apresentará cinco filmes em uma ordem, na qual pode gerar questionamentos sobre as causas e as consequências do capitalismo financeiro, sem nenhuma regulamentação”, explica.
.
Segundo o professor, os quatro filmes irão retratar e questionar até qual ponto pode-se deixar a “crise” da maneira que está. O evento é gratuito e seu início ocorre no dia 11 de setembro, terça-feira, às 19h30min, com o filme “A Doutrina de Choque“. Confira abaixo o trailer do filme que será debatido por Dr. Bruno Lima Rocha – Unisinos e Anderson D. G. dos Santos – Mestrando em Comunicação da Unisinos.
.
[youtube]LADDvrtCv_8[/youtube]
.
Para conferir mais informações, acesse o sítio.
.
Por Luana Taís Nyland