O uso descontrolado de agrotóxicos no Brasil tem crescido muito aceleradamente nos últimos anos, afetando agricultores familiares, populações rurais e consumidores. Mas técnicos de assessoria rural, lideranças dos movimentos sociais, profissionais à frente de programas de educação ou de ações comunitárias de promoção da saúde têm ainda uma grande carência de informações abrangentes e sistematizadas capazes de orientar na prática as ações de enfrentamento.

O livro Agrotóxicos no Brasil – um guia para ação em defesa da vida, de autoria de Flavia Londres, traz informações importantes sobre a legislação, programas de monitoramento de resíduos em alimentos, como identificar, encaminhar, notificar e prevenir casos de intoxicação, processos de reavaliação toxicológica dos agrotóxicos autorizados no Brasil, entre outras. Essas informações são acompanhadas de orientações objetivas visando subsidiar ações práticas de combate às irregularidades, de melhoria dos mecanismos de controle e de resistência a este modelo de agricultura que envenena os campos, as cidades, a água, o ar e as pessoas.

O lançamento do livro ocorrerá no dia 28 de setembro, às 18h30min, em Salvador – BA, durante o Encontro Nacional de Diálogo e Convergências (Av. Amaralina, 111 – Hotel Vilamar). Sua publicação é uma promoção da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA).

A mesa de lançamento contará ainda com a participação de Luiz Cláudio Meirelles – Gerente Geral de Toxicologia da Anvisa, Dr. Pedro Serafim – procurador do Ministério Público do Trabalho e Coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Fernando Carneiro – professor da UnB e membro da Associação Brasileira de Pós-graduação em Saúde Coletiva-ABRASCO – e Raquel Rigotto – professora da UFC e Coordenadora do Núcleo Tramas – Trabalho, Meio Ambiente e Saúde.

Em breve o livro estará disponível  no site da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia!

Deixe uma resposta