Confira a sugestão de leitura enviada por Rodrigo Coppe Caldeira, professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
GIRARD, René; VATTIMO, Gianni. Cristianismo e relativismo. Verdade ou fé frágil? Aparecida: Santuário, 2010, 119 páginas.
“A discussão em torno das relações entre o cristianismo e a modernidade é de fundamental importância para aqueles que visam compreender e analisar as transformações no campo religioso, quer brasileiro, quer global. Dessa forma, a obra que indico como um dos últimos lançamentos no Brasil sobre esta importante questão é a que traz o debate realizado entre Gianni Vattimo e René Girard no Congresso Identidades e desejo que aconteceu na cidade de Falconara Marittima, em 2006, dirigido por Pierpaolo Antonello e Giuseppe Fornari.
Vale a pena a leitura, já que a base teórica e hermenêutica da que partem os dois pensadores – mesmo assinalados por inúmeras diferenças de compreensão do fenômeno – é a mesma, qual seja, a idéia de que o -cristianismo não é uma ‘religião’ em sentido próprio, mas o princípio de destruição de todos os cultos arcaicos.