Testemunho no cinema

Em março 20, 2013 Comentar

Escrever um testamento é colocar no papel tudo aquilo que há de relevante em sua vida para que todos possam saber. Testemunhar é o mesmo. A diferença é que ele é diário e se manifesta por palavras e ações. No campo religioso, o testemunho é um fator muito importante, pois se acredita que a vida do crente seja um reflexo do que ele acredita.

Muitos testemunham todos os dias, mas alguns nomes se destacam. Em tempo de páscoa, em que a igreja celebra uma das datas mais importantes do cristianismo, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU preparou um ciclo de filmes e documentários sobre pessoas que viveram uma vida de testemunho exemplar.

O ciclo começa dia 20/03 com os seguintes filmes:

Ato de fé

Documentário sobre os freis dominicanos que participaram ativamente na luta contra a Ditadura Militar. O filme mostra a contradição entre depoimentos de grande parte da alta hierarquia e de religiosos comprometidos com a Teologia da Libertação.

Será exibido nos dias 20 (17h30min) e 21 (9h30min).

Dom Helder – O Santo Rebelde
O documentário conta a trajetória de Dom Helder Câmara, um dos líderes político-religiosos mais importantes e polêmicos do Brasil no século XX. O filme enfoca desde sua participação como figura central da ala progressista da Igreja Católica, na década de 1950, criando a Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), até suas ações durante a ditadura militar.

Confira o trailer:

[youtube]OMAx70ki66w[/youtube]

Será exibido nos dias 20 (19h30min) e 21 (10h45min).

Mataram Irmã Dorothy
Em fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, de 73 anos, foi brutalmente assassinada. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia, a freira americana foi morta com seis tiros no interior do Pará. O documentário revela os bastidores do julgamento dos assassinos de Dorothy e investiga as razões de sua morte. O filme está todo disponível no You Tube.

Será exibido no dia 21 (15h).

Romero
O Arcebispo Oscar Romero foi assassinado no dia 24 de março de 1980, durante a missa fúnebre da sua mãe, na capela do Hospital da Divina Providência, em San Salvador. O mais destacado crítico do regime militar repressivo de San Salvador, o filme conta a história dessa incrível figura humana que tentava ficar acima das lutas políticas de seu país e unir forças numa batalha intransigente pelos direitos humanos.

Será exibido no dia 25 (9h30min, 15h e 17h30min)

Homens e Deuses
Na década de 90 um grupo de oito monges franceses vive em um mosteiro localizado no alto de uma montanha na Argélia. Eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade muçulmana local, porém começam a surgir ameaças e o exército oferece proteção, e os monges recusam, pois preferem levar sua vida de forma simples, dando continuidade à sua missão independente do que vier a acontecer com eles.

Será exibido no dia 1º de abril (9h30min e 15h30min).

Esse ciclo faz parte da 10ª Páscoa IHU. Participe!

Por Natália Scholz

Deixe uma resposta