Paula Toller na música Oito Anos traduzia os inúmeros questionamentos que o filho Gabriel lhe fazia, traduzindo uma inocência própria dessa idade, mas deixando de lado um problema cada vez maior: os pedidos cada vez mais induzidos pela Indústria cultural. A criança é hoje o centro das atenções dos publicitários.

Quando realizei a pesquisa para o meu Trabalho de Conclusão (onde investiguei a forma como o jornalismo infantil participa da educação das crianças), percebi que o universo infantil atual é muito influenciado pelo o que a Indústria cultural produz. Ela não quer apenas o desenho animado, ela quer o jogo do Ben 10, a camiseta do Naruto, as cartinhas do Yu-Gi-Oh, os tênis do Homem Aranha…

Estela Renner aborda este tema no documentário “Criança, a alma do negócio” e nos faz refletir sobre os questionamentos que os pais fazem a partir das atitudes do seu filho: Por que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela só tem cinco anos?

O resultado, você pode conferir aqui no blog do IHU.

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO (PARTE 1)

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CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO (PARTE 2)

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Por Greyce Vargas
Repórter do sítio do IHU

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