Nesta segunda-feira, às 19h30min, será exibido o filme Labirinto do Silêncio (Im Labyrinth des Schweigens, Alemanha, 2014, 123 min. Diretor: Giulio Ricciarelli).

Após a exibição o filme será debatido pela Profa. Dra. Jânia Maria Lopes Saldanha – UFSM.

A exibição e o debate serão no Auditório Maurício Berni – UNISINOS.

O filme de Giulio Ricciarelli retrata a forma como a sociedade alemã do pós-guerra lidou com os crimes do regime nazista. A ação do filme começa em 1958 em Frankfurt em plena fase de reconstrução após a guerra: um jovem procurador descobre documentos que permitem provar a responsabilidade de numerosos alemães nos crimes cometidos em Auschwitz. Mas a vontade de procurar a verdade sobre o passado não agrada a toda a gente. O grande tema do filme é o conflito entre as pessoas que querem esquecer o passado em nome da reconciliação nacional e as que exigem justiça.

A exibição e o debate fazem parte do CINEJUS: Direitos Humanos e Justiça de Transição  que consiste num ciclo de exibição de filmes, documentários e vídeos curtos promovido pelo Grupo de Pesquisa lBioTecJusl Estudos Avançados em Direito, Tecnociência e Biopolítica em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, que busca aproximar o Direito e as artes cinematográficas, proporcionando um estudo crítico e multidisciplinar, pautando as diversas práticas de justiça em que a condição das vítimas que sofreram a injustiça é o referente ético, político e jurídico para pensar o justo.

A programação continua nos dias seguintes, ou seja, nos dias 1º, 2 e 3 de setembro.

Para ver a programação completa do evento clique aqui.

Deixe uma resposta