O crítico de cinema Marcus Mello debaterá, no dia 23 de março, das 14h30min às 17h, o filme “O Evangelho segundo São Mateus” (1964), de Pier Paolo Pasolini. O longa foi indicado ao Oscar e recebeu o Grande Prêmio da Oficina Católica do Cinema.

Sobre o filme:

Inspirado no livro de Mateus sobre a vida de Jesus, o filme “O Evangelho segundo São Mateus” traz as etapas da vida de Cristo, desde o seu nascimento até a ressurreição. O Jesus de Pasolini é mais humano, com traços de sensibilidade e que reage com raiva à hipocrisia e à falsidade dos homens. Embora tenha sido alvo de censura pelo Vaticano, o filme hoje é exaltado pela Santa Sé como uma obra de arte e o melhor longa já filmado sobre a vida de Cristo.

O Evangelho segundo São Mateus / Pier Paolo Pasolini

Sobre o diretor:

Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha, Itália, no dia 5 de março de 1922. Foi um cineasta, poeta, professor e escritor italiano. Homossexual assumido e comunista militante, Pasolini virava pelo avesso em seus filmes temas como política, história, sexo e religião. Em seus trabalhos, Pasolini demonstrou uma versatilidade cultural única e extraordinária, que serviu para transformá-lo numa figura controversa. Foi um sujeito com uma existência autêntica e provocante. Não se intimidou e através de sua arte manifestou sua crítica poética e erudita a uma sociedade italiana consumista. Tornou-se um desafeto para muitos e acabou assassinado na praia de Ostia, perto de Roma, no dia 2 de novembro de 1975.

Acesse o filme “O Evangelho segundo são Mateus”

Versão em espanhol: El Evangelio segun San Mateo

Versão em italiano : Il Vangelo Secondo Matteo

Outros filmes para conhecer o trabalho de Pasolini:

  • Teorema (1968) Chegada de um estranho convulsiona e transforma família burguesa.
  • Decameron (1971) Primeiro filme da Trilogia da Vida, com episódios satíricos extraídos da obra de Boccaccio.
  • Pocilga (1969) Com histórias em tempos diferentes, aborda a degradação moral provocada pela sociedade de consumo.
  • Desajuste Social (1961) Conhecido por seu título original, Accattone, nome do cafetão que explora prostitutas em Roma.

Confira a programação completa no sítio do IHU.

Por Fernanda Forner

Para ler mais:

Deixe uma resposta