De quem foi a responsabilidade de tantos crimes cometidos por alemães em Auschwitz? Quem foi o autor do regime nazista? Essas respostas serão dadas durante a exibição e debate do filme Labirinto do Silêncio, no dia 31 de agosto, às 19h30min, no Auditório Maurício Berni, na Unisinos.

Foto: lethist.lautre.net

Foto: Wikipedia

No ano passado o italiano Giulio Ricciarelli (foto ao lado), dirigiu o filme Labirinto do Silêncio, que conta a história de um jovem procurador, na década de 50, que encontra documentos que provam tais crimes, revelando a divergência de ideias que havia entre as pessoas que desejavam esquecer o passado em nome da reconciliação nacional e aquelas que exigiam justiça no o ano de 1958, quando Frankfurt se encontrava em plena fase de reconstrução após a guerra.

Até o dia 03 de setembro serão exibidos mais três filmes como parte do evento intitulado CINEJUS: Direitos Humanos e Justiça de Transição. No primeiro encontro a debatedora é a professora Jânia Maria Lopes Saldanha, da Universidade Federal de Santa Maria. Saiba mais aqui.

O evento busca aproximar o Direito e as artes cinematográficas, proporcionando um estudo crítico e multidisciplinar, pautando as diversas práticas de justiça em que a condição das vítimas que sofreram a injustiça é o referente ético, político e jurídico para pensar o justo, refletindo assim sobre diversas práticas de justiça.

Por Nahiene Alves e Cristina Guerini

Para ler mais:

Deixe uma resposta