Cerca de 30% das crianças são obesas ou estão acima do peso no Brasil e essa preocupação inspirou a criação do documentário ‘Muito Além do Peso’ que levanta os problemas sobre a obesidade infantil.
.
O documentário atenta para o consumo de açúcares e gorduras e questiona responsabilidade da indústria de alimentos. Estela Renner, diretora e roteirista, pretende alertar os pais sobre os males que grande parte de produtos industrializados causam à saúde das crianças. O filme traz alerta também para o consumo de refrigerantes, prática comum entre 56% dos bebês com menos de um ano de idade no Brasil, a alta e precoce ingestão de açúcar, os hábitos alimentares menos saudáveis, pais desinformados, o malefício do bombardeio de propagandas e a clara predisposição das novas gerações serem ainda mais obesas.
.
As consequências do sobrepeso infantil e as origens econômicas e sociais do fenômeno são tratadas no filme, assim como o contexto brasileiro é equiparado ao internacional, mostrando como a doença já se transformou em pandemia. O filme se afirma no depoimento das crianças, como é mostrado previamente no trailer, quando uma menina responde sobre o que falta na vida dela: sentido. Todos que sofrem ou já sofreram com a obesidade podem se identificar com os depoimentos, e os que não passaram por isso, provavelmente, começarão a pensar duas vezes antes de criticar quem está “muito além do peso” considerado saudável.
.
A diretora se coloca como personagem para acentuar o esforço e ganhar a confiança daquelas que sofrem todos os estigmas por sua obesidade. Elas, as crianças, sentem prazer em beber refrigerantes, comer hambúrgueres, batatas fritas e bolachas. No entanto, não identificam a maioria dos legumes que possuímos em nosso país. Além disso, seus exames médicos poderiam se confundir com o de idosos enfermos, pois não praticam exercícios físicos.
.
O documentário “Muito Além do Peso” estreou ontem, 16-11-2012, nos cinemas do Brasil. Sua primeira exibição foi na 36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Com produção da Maria Farinha Filmes e o patrocínio do Instituto Alana, que atua na criação de políticas públicas em defesa da infância, o filme estará em cartaz durante as próximas semanas.
.
Confira  o trailer.
.
[youtube]h0_NrMvHMrA[/youtube]
.
Por Luana Taís Nyland

Deixe uma resposta