A Melancolia abstrata

Em março 20, 2012 Comentar
.
A preocupação das pessoas quanto ao fim do mundo é representada de uma maneira bem dramática pelo filme que conta a história de Melancolia, um planeta que está prestes a colidir com a Terra, o que resultaria em sua destruição por completo. O nome dado ao planeta e ao título do filme, também é visto como o causador de um estado psíquico de depressão. O filme está carregado de referências culturais de grande importância histórica e filosófica.
.
Um mal epidêmico, produto de nossa perda de ingenuidade e da garantia que as crenças religiosas outorgavam, além da perda da fé na razão da ciência. Esses são os pilares atuais da melancolia coletiva, assinala o psicanalista argentino Alfredo Jerusalinsky, em entrevista concedida por e-mail à IHU On-Line. “Nada nos garante o que irá aparecer no horizonte no próximo amanhecer. Trata-se, então, de um horizonte tomado pela melancolia: uma neurose de destino onde prevalece a depressão”. A discussão antecipa aspectos do debate que será conduzido por Jerusalinsky após a exibição de Melancolia, filme de Lars von Trier, cuja exibição acontece em 21-03-2012, na Sala Ignácio Ellacuría e Companheiros, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, dentro da programação da Páscoa 2012.
.
“Efetivamente é um filme sobre o ‘mal de hoje’: a depressão causada pela ciência, que não é qualquer depressão”, explica o psicanalista. “O sujeito contemporâneo padece pela captura de sua subjetividade numa inversão do tempo e do saber: supõe que sabe antecipadamente o que só saberá depois; supõe que as coisas acontecerão de acordo com seu saber, sendo que só saberá depois de acontecerem. Eis aí seu fracasso cotidiano”.
.
O filme passa-se em dois momentos; o primeiro, antes de se saber que o Mundo vai acabar, no casamento falhado de Justine (Kirsten Dunst), onde concentra toda a atenção do espectador e, o segundo, quando o Apocalipse terrestre já é quase uma certeza, e é dado destaque acima de tudo ao “desmoronar” do mundo pessoal de Claire (Charlotte Gainsbourg). Von Trier opta por iniciar o filme precisamente com o momento em que a Terra embate, sendo destruída, com Melancolia, um planeta imaginário.
.
.

Ficha técnica
Nome: Melancolia
Nome original: Melancholia
Cor filmagem: Colorida
Origem: Dinamarca
Ano de produção: 2011
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Classificação: 14 anos
Direção: Lars von Trier
Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Stellan Skarsgard, Rudolf Klein-Rogge, Udo Kier
.
Assista ao trailer do filme.
.
[youtube]jvlc3h8VxPE[/youtube]
.
Por Luana Taís Nyland e Márcia Junges

Deixe uma resposta