As memórias de 26 presas políticas que conseguiram escapar do cárcere no período da ditadura militar argentina são contadas no documentário Buen Pastor, Uma fuga de mujeres, dos diretores Matias Herrera Córdoba e Lúcia Torres.
“Desde que uno ingresa piensa en salir, en escaparse, de cualquier manera”, essa frase, presente no documentário de 75 minutos de duração, ilustra o sentimento das presas do Buen Pastor, um presídio feminino controlado por freiras no ano de 1975.
Buen Pastor, Uma fuga de mujeres foi premiado em dez mostras diferentes. Entre eles o Festival Internacional de Cine Independiente de Mar del Plata, (Marfici), Argentina, o Festival Internacional de Cine de Bogotá, na categoria “Documental Social”, Colômbia e a Competencia internacional do LAFF (Latino Film Festival) de Bruselas 2012, Categoría “Premio Salvador Allende”.
O documentário será exibido no dia 7 de março, fazendo parte do evento Protagonismos e resistência: mulheres e suas lutas Dia Internacional da Mulher – 2013. A exibição será às 19h30 na sala Ignácio Ellacuría e Companheiros.