A 81ª edição dos Cadernos Teologia Pública, “Há 50 anos houve um concílio… significado do vaticano II”, publica um artigo sobre o grande evento do século XX, o o Concílio Vaticano II.
O artigo de Victor Codina, professor de teologia da Universidade Católica de Cochabamba, é motivado pela preocupação de recuperar a memória do passado, trazendo ao conhecimento de todos os grandes protagonistas do Vaticano II.
O objetivo do evento eclesial é marcado sob uma contextualização da época pré-conciliar enquanto terreno fértil do Concílio. Em um segundo momento, o artigo mostra o Concílio apresentando a figura de João XXIII, uma visão sumária de algumas chaves de leitura do Vaticano II e a síntese final de Paulo VI. No terceiro momento, sob testemunho de vivências pessoais do Concílio, apresenta-se uma exposição do pós-concílio, abrangendo os primeiros anos da primavera eclesial até o mal-estar dos últimos.
Esta e outras edições dos Cadernos Teologia Pública podem ser acessadas no site ou adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, solicitadas pelo endereço humanitas@unisinos.br. Informações pelo telefone (51) 3590 8247.
Para ler mais:
- Vaticano II, um Concílio Ecumênico
- O Vaticano II, 50 anos depois. Artigo José Comblin (+ 27-03-2011)
- Continuidade e ruptura: os dois rostos do Concílio Vaticano II
- “Temos de crer e esperar que outro mundo e que outra Igreja são possíveis”. Entrevista com Victor Codina. Edição nº 222, Revista IHU On-Line.
- Teologia da Libertação: ”uma experiência profunda de Jesus junto aos pobres”.Entrevista especial com Victor Codina