“Constituição federal e direitos sociais: avanços e recuos da cidadania” é o título da nova edição do Caderno IHU ideias. O texto de Maria da Glória Gohn, professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realiza um balanço dos 25 anos da Constituição Brasileira de 1988.
A autora realiza um resgate do período posterior à constituição e o processo que lhe deu origem, além de focar nos pontos que incidem diretamente nas conquistas democráticas de direito e destacar alguns dos mecanismos de participação popular criados a partir da Constituição de 1988.
“Há consenso entre os analistas de que a conquista maior na Carta de 88 foi a consagração das liberdades democráticas, de opinião, de manifestação e de organização. Não teríamos tido o povo nas ruas, em junho de 2013, sem a nova Carta”, afirma a autora. Ela também fala sobre as emendas que ocorreram ao longo dos últimos anos e das brechas presentes na Constituição.
Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitadas pelo endereço humanitas@unisinos.br.
Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.
A versão em PDF poderá ser acessada na página do IHU a partir do dia 06 de abril de 2014.