Diariamente, o site do Instituto Humanitas Unisinos – IHU reproduz uma série de matérias, artigos e entrevistas publicadas em jornais nacionais e internacionais sobre temas contemporâneos, que estão em debate na sociedade. A partir desse conteúdo é que se escolhem os assuntos que serão retratados nas Entrevistas do Dia, feitas pela jornalista Patricia Fachin. A pauta, elaborada semanalmente na reunião de pauta, conta com a contribuição de diversos parceiros do Instituto, entre eles o Cepat e o professor da UFRN Cesar Sanson.
Patricia afirma que o “objetivo da Entrevista do Dia é ampliar os temas abordados na mídia, além de repercutir assuntos que não ganham espaço na grande imprensa, propondo ao leitor uma reflexão plural sobre os assuntos em destaque e formar opinião”, sempre tendo em vista a linha editorial do IHU que está presente no documento Gênese, Missão e Rotas. A linha está apoiada em cinco grandes áreas orientadoras de sua reflexão e ação: ética, trabalho, sociedade sustentável, mulheres e teologia pública.
Os entrevistados são pesquisadores acadêmicos, militantes e especialistas que auxiliam a compreensão da sociedade atual. A preocupação em entrevistar especialistas possibilita que o debate sobre os temas escolhidos sejam aprofundados, diferentemente do que ocorre, normalmente, em outros veículos de comunicação. “Muitas entrevistas realizadas pela equipe do IHU servem de material de pesquisa tanto para alunos dos diversos cursos de graduação da universidade, como para os leitores”, conta Patricia.
Outro diferencial encontrado nas Entrevistas do Dia é o box “Para ler mais” logo abaixo do material. Ele, juntamente com os hiperlinks inseridos em palavras-chave do texto, possibilitam ampliar ainda mais o assunto, direcionando os leitores a mais materiais, suscitando uma reflexão ainda mais completa.
Patricia ainda destaca que “o fato de não estarmos atrelados a nenhum anunciante ou grupo político também nos permite discutir os assuntos em pauta com liberdade”.
Por Natália Scholz
Para ler mais:
- Bastidores IHU: Comunicação
- Jornalismo: um caminho de aprendizagem
- Chernobyl – um relato do que restou
- ”Mais informações ou informações de melhor qualidade?”