Os acontecimentos de junho de 2013 – as grandes manifestações serpenteando as ruas das principais cidades brasileiras – colocaram o país no cenário mundial das multidões que tomaram as ruas e praças nesse início de século. Tahrir, Puerta do Sol e Taksim também acontece aqui. Por que o Brasil? Por que agora? Qual o significado dessas manifestações? Qual é a sua potência e o seu devir?
.

.
O assombro que virou o país de cabeça para baixo nas últimas semanas – e permanece – suscita mais perguntas do que respostas. Aqueles que já têm as respostas definitivas para o que está acontecendo também são aqueles que não previram o que iria acontecer. Assumir a condição da fragilidade na análise é a primeira condição para se aproximar dos acontecimentos.
.
A Análise de Conjuntura dessa semana trouxe o tema que mais chamou a atenção do mundo inteiro durante o mês de junho: as manifestações. Tanto aqui no Brasil, quanto em outros países, os protestos têm mobilizado pessoas de diversas idades e ideologias.
.
O Movimento Passe Livre – MPL conseguiu reduzir a tarifa de ônibus e os manifestantes continuam gritando por melhorias na saúde, na educação e em todos os outros setores que não são atendidos pelo governo.
.
A análise da Conjuntura da Semana é uma (re) leitura das Notícias do Dia publicadas diariamente no sítio do IHU. A análise é elaborada, em fina sintonia com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, pelos colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT, parceiro estratégico do IHU, com sede em Curitiba-PR, e por Cesar Sanson, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, parceiro do IHU na elaboração das Notícias do Dia.
.
Para ler toda a análise conjuntural, acesse o nosso site.
.
Leia as entrevistas diárias que foram realizadas sobre o tema:

Deixe uma resposta