Na próxima segunda-feira, dia 21-02-2011, as Notícias do Dia, publicadas de segunda a segunda no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, publicarão a primeira “Análise da conjuntura” deste ano.

A análise é produzida pelos/as colegas do Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT, com sede em Curitiba, PR, em fina sintonia com o Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

CEPAT e IHU são parceiros estratégicos e, conjuntamente, responsáveis pela atualização diária das Notícias do Dia e da preparação da pauta das Entrevistas do Dia.

A primeira análise deste ano busca descrever os contornos delineados nos primeiros 50 dias do governo Dilma, tendo em conta, principalmente, o enfrentamento da questão do salário mínimo, da relação com os movimentos sociais, com o movimento sindical e, especeialmente, o movimento ambiental.

A análise também abordará, ainda que sumariamente, a configuração de uma ‘outra’ relação dos movimentos sociais com o Estado que pôde ser percebida no recente Fórum Social Mundial realizado em Dacar. Relação enaltecida por alguns teóricos e, duramente criticada, por outros.

Eis o sumário da Análise de Conjuntura:

Salário mínimo
O recado do governo
O jogo pesado
A polêmica
O preço político do mínimo
Tese do ajuste fiscal sai vitoriosa
O jeito Dilma Rousseff de governar
O silêncio do movimento social
O silêncio da Igreja
A pressão moderada das centrais
Que esquerda?