AI-5 – Nossa Memória Não Esquece, Isto Ainda Acontece

seminario-justica-de-transicao-e-postes-ai-5-069.jpg 

Poucas sextas-feiras 13 fizeram mais jus à fama de mau agouro do que a sexta-feira de 13 de dezembro de 1968. Naquele dia, o Conselho de Segurança comandado pelo então presidente Costa e Silva aprovava um dos mais infames decretos já instaurados no Brasil, aquele que ficou conhecido por deflagrar o “golpe dentro do golpe”. O AI-5 foi a espinha dorsal jurídica da repressão, suprimindo o habeas corpus, cassando centenas de mandatos eletivos, propiciando a demissão de milhares de trabalhadores, seja do setor público ou privado, dando ensejo à expulsão de inúmeros estudantes e professores e deflagrando de modo escancarado a tortura e a eliminação física de cidadãs e cidadãos brasileiros. Imaginem como foi aquele Natal para milhares de famílias…Creio que o famoso bordão de Jarbas Passarinho resume tudo: “às favas com os escrúpulos de consciência!”

De um modo bastante original, a ELAOPA (Encontro Latino-Americano de Organizações Populares Autônomas) decidiu marcar os 40 anos do AI-5 na cidade de Porto Alegre, colando em postes da cidade as fotos de ex-militantes políticos assassinados e desaparecidos. A foto acima foi tirada por mim na Av. Protásio Alves, Bairro Rio Branco, um pouco depois da Rua Dona Leonor.  De cima para baixo: Carlos Marighella, Ana Maria Nacinovic Correa, Dinalva Oliveira Teixeira (a Dina) e Vladimir Herzog. Outras atividades estão previstas para esta semana em Porto Alegre. Todas elas acontecerão a partir das 19:30h no Território Cultural da Tribo de Atuadores Ói nóis aqui Traveiz, situado na Rua João Alfredo (a mesma da boemia porto alegrense da Cidade Baixa) número 709. Vale a pena conferir! Veja abaixo a programação da semana, que conta com debates, exibição de filmes, performances teatrais, exposições e até ato de rua na Praça da Alfândega. Confira também aqui a reportagem que saiu no domingo passado (07/12/08) sobre os bastidores que cercaram o surgimento do AI-5, e que conta com o depoimento de uma das pessoas que participou deste momento tão triste da história brasileira, Rondon Pacheco, o ex-chefe da Casa Civil do governo Costa e Silva (ZK 08/12/2008). 

“Um povo que não conhece o seu passado também não tem futuro.”

Programação:
08/12-segunda-feira:
Apresentação teatral: O canto da terra, grupo Levanta Favela
Mesa: Enrique Serra Padrós: Professor de história da UFRGS, Suzana Lisboa: militante dos direitos humanos de Porto Alegre, Bruno Lima Rocha: militante de rádio comunitária e cientista político.
Exposição: “Memória Em Preto e Branco”, do artista-plástico Tharcus Aguilar.
Local: Território Cultural da Terreira da Tribo: João Alfredo, 709.
Hora: 19h

09/12-terça-feira:
Vídeo-debate: Com o filme Pra Frente Brasil, de Roberto Farias.
Local: Território Cultural da Terreira da Tribo: João Alfredo, 709.
Hora: 19h30min

10/12-quarta-feira:
Vídeo-debate: Com os documentários: Y cuando sea grande e Operação Condor.
Local: Território Cultural da Terreira da Tribo: João Alfredo, 709.
Hora: 19h30min

11/12-quinta-feira:
Apresentação teatral: O Amargo Santo da Purificação, construção coletiva da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz.
Ato de rua: AI-5: Nossa memória não esquece, isso ainda acontece!
Local: Praça da Alfândega
Hora: 12h

Vídeo-debate: Com o filme Chove Sobre Santiago de Helvio Soto
Local: Território Cultural da Terreira da Tribo: João Alfredo, 709.
Hora: 19h30min

12/12-sexta-feira:
Vídeo-debate: Com o filme Crônica de uma fuga, de Israel Adrián Caetano
Local: Território Cultural da Terreira da Tribo: João Alfredo, 709.
Hora: 19h30min

         

Postado em Agenda e Eventos, Cinema | Sem comentários »

Deixe um comentário

*

Atenção: a moderação de comentários está ativada e pode demorar para aparecer. Não há necessidade de reenviar seu comentário.