Início do Conteúdo

Fique Sabendo

Sarau Literário marca o encerramento da 2ª Edição da Biblioweek

A Biblioteca Unisinos promoveu de 9 até 11 de outubro a 2ª Edição do Biblioweek. O evento teve como foco as ações das Bibliotecas alinhadas à Agenda 2030 da ONU.

A abertura do evento foi feita pelo Prof. Dr. Vinícius Costa de Souza, Diretor de Serviços Acadêmicos da Unisinos e ao longo da semana aconteceram 18 atividades com a participação de 16 palestrantes.

A programação abordou os principais temas pertinentes aos 17 objetivos propostos na Agenda da ONU e qual o papel das universidades e bibliotecas neste contexto, além de assuntos como:  pesquisa, sistemas de descoberta, direitos autorais, gerenciadores bibliográficos, bibliometria, segurança em acervos especiais e acessibilidade física.

Ao longo desses dias, ficaram expostas no saguão da Biblioteca obras do nosso acervo com a temática alinhada aos objetivos da Agenda 2030.

Para fechar com chave de ouro esses dias de aprendizado, foi promovido um Sarau Literário com a participação de professores, funcionários e alunos da Unisinos.

Crédito: Juliana Borgmann

Para o Sarau, os participantes receberam a missão de escolher textos relacionados aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas e que fazem parte da Agenda 2030. Entre os autores escolhidos pelos leitores estavam Mia Couto, Castro Alves, Rubem Alves, Eduardo Galeano, Carolina Maria de Jesus, Milton Nascimento e  Vladimir Maiakovski, entre outros.

Crédito: Juliana Borgmann

A gerente da Biblioteca da Unisinos, Luciana Curra, conclui:

"Quero registrar a minha alegria e o meu reconhecimento ao grupo que organizou essa edição do biblioweek e aos palestrantes que nos prestigiaram nesse momento. Aproveito para agradecer também a presença do público e deixar o convite para 2018."

Texto elaborado por Rita Andria