Início do Conteúdo

Fique Sabendo

Encontro do Grupo de Bibliotecas de Universidades Jesuítas

O Grupo de Trabalho de Bibliotecas da Associação de Universidades da Companhia de Jesus na América Latina - AUSJAL realizou, de 08 a 11 de maio, sua segunda reunião presencial na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Nesse encontro, o grupo de Bibliotecas avaliou a experiência na implementação do piloto P21, compra de consórcio de bancos de dados acadêmicos, produzindo resultados positivos.

Além disso, eles anunciaram que o P23, Institucional Digital Repositório AUSJAL, está agora disponível graças à colaboração de 18 universidades e podem ser encontradas em: http://repositorio.ausjal.org/

Os homólogos também avaliaram os progressos realizados em suas bibliotecas desde a última reunião presencial do Grupo, em 2014, concordando que tecnicamente têm crescido e reconhecendo que a partilha de boas práticas entre eles permitiu-lhes fazer inovações em suas instituições.

Nesse sentido, a diretora da biblioteca da PUC-Rio, Dolores Perez, apontou tendências da área. Veja o VIDEO produzido pela TV PUC-Rio.

Representantes de 18 instituições estavam presentes: Universidade Católica de Córdoba (Argentina); Universidade do Vale do Rios Sinos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Faculdade de Filosofia e Teologia jesuíta, Universidade Católica de Pernambuco e Centro da FEI (Brasil); Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá (Colômbia); Alberto Hurtado (Chile); Pontifícia Universidade Católica do Equador; América Central José Simeón Cañas (El Salvador); Rafael Landívar (Guatemala); Iberoamericana na Cidade do México, Iberoamericana Puebla, a Western Institute of Tecnologia e Ensino Superior (México); o UCA Central (Nicarágua); Universidade Católica do Uruguai; Antonio Ruiz de Montoya (Peru); Instituto especializado de estudos superiores Loyola (República Dominicana); ea Católica Andrés Bello (Venezuela).

A gerente da biblioteca da Unisinos, Luciana Curra, conclui:  "Momento inspirador de muitas idéias. E vem muito mais trabalho em rede por aí..."

Quer saber mais sobre a AUSJAL? Acesse http://ausjal.org/