Início do Conteúdo

Fique Sabendo

Medicina também está presente no acervo do Memorial Jesuíta

 

Na tarde de ontem, 01/08, foram realizados o ato de credenciamento e a autorização dos cursos de Medicina do Edital 6/2014, em Brasília.

As atividades acadêmicas da primeira turma de Medicina têm previsão de início para o dia 04/09. 

Já contando com vários laboratórios para as aulas práticas, a graduação tem ênfase na formação de um médico com perfil humanista.

Levando em conta a coleção de obras raras que compõem o acervo do Memorial Jesuíta Unisinos, vemos que nos seminários do Estado já existia um aprofundamento nos conhecimentos da Medicina.

Constam nesta coleção de livros raros os manuais de anatomia, cirurgia, clínica e epidemiologia, bem como obras na área sanitária que tratam de assuntos como construção de esgotos. Isso demonstra que a saúde começa na prevenção e não apenas na cura via medicamentos ou intervenções operatórias.

Para enfrentar as adversidades que seriam encontradas nas missões, os futuros jesuítas teriam que ter noções de cuidados médicos.

Não esquecendo também das obras que tratam da botica dos jesuítas, podemos verificar a importância do descobrimento das drogas utilizadas pelos indígenas na cura dos seus males físicos. E também a transformação que essas descobertas trouxeram com o cruzamento do conhecimento científico vindo com os imigrantes europeus e a prática utilizada pelos habitantes do Novo Mundo.

Como exemplo de um dos títulos desta coleção de livros, saliento "La prattica dell'Infermiero", de autoria do Frei Francesco Dal Bosco, publicado em Verona no ano de 1664.

 

  

Foto: Juliana Borgmann

 

No prólogo desta obra, o autor explica a intenção em propagar, de uma maneira mais simples, os conhecimentos de prática médica que o mesmo obteve ao longo de anos no atendimento a doentes e como estudioso da Medicina. 

Frei Francesco Dal Bolsco cita exemplos da causa e sintomas de certas doenças, da importância em saber o estado emocional do doente no momento da administração de medicamentos, o nome popular de alguns remédios. Ainda afirma ser uma obra instável, pelo fato da medicina ser uma "arte que lida com essências", ou seja, o que pode ser indicado para um paciente, para outro pode não ser o método de cura mais indicado, cabendo ao médico ter este conhecimento. 

A obra é dividida em seis tratados, dentro de cada um estão colocadas as observações e aplicações práticas de enfermagem, tratando-se de um dos primeiros guias de medicina prática, e assim podendo ser tratada como uma precursora dos "manuais do médico em casa", tão populares nos lares no século XX.

 

Sejam bem-vindos futuros médicos desta Universidade sintam-se à vontade para explorar nosso acervo raro!

  

Texto elaborado por Susana Schneider Höltz - Bibliotecária do Memorial Jesuíta.

 

Ficou interessado? Acesse Memorial Jesuíta Unisinos!

Quer saber mais sobre o curso de Medicina da Unisinos? Acesse Vestibular de Medicina!