Página Inicial » Avaliação Institucional » Sistema RSU-AUSJAL

Avaliação Institucional

Sistema RSU-AUSJAL

O Sistema de Avaliação da Responsabilidade Social Universitária [RSU-Ausjal], desenvolvido pela Associação das Universidades confiadas à Companhia de Jesus na América Latina [Ausjal] em 2008, tem por finalidade promover a melhoria das iniciativas socialmente responsáveis desenvolvidas pelas instituições jesuítas e subsidiar a gestão e a eficácia dessas instituições, em relação à qualidade da formação acadêmica e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais, considerando os impactos produzidos pelas iniciativas implementadas.

A autoavaliação da RSU na Unisinos

Na Unisinos, a Autoavaliação da Responsabilidade Social Universitária está integrada ao processo geral de Avaliação Institucional. A Universidade observa em seu processo interno de Autoavaliação Institucional os requisitos e indicadores que contribuem para reforçar a percepção de sua identidade e Missão, do cumprimento das exigências dos órgãos reguladores da educação superior e do seu Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI Unisinos].

Os indicadores de avaliação da RSU estão relacionados aos impactos da observância desse enfoque no desenvolvimento do ensino e da pesquisa, nas ações de intervenção social e de preservação ambiental, nos relacionamentos com a comunidade acadêmica, bem como no desenvolvimento institucional e da região.

A análise dos impactos decorre substancialmente da percepção da comunidade acadêmica [Alunos, Professores, Funcionários e Gestores] e de representantes dos parceiros dos Projetos Sociais e de seus beneficiados, bem como de informações correlacionadas aos objetivos de responsabilidade social estabelecidos pela universidade.

Impactos do compromisso com a Responsabilidade Social Universitária

1. Impacto Educativo, observado na formação dos alunos.
2. Impacto Cognoscitivo e Epistemológico, observado no desenvolvimento e nos resultados da pesquisa.
3. Impacto Social, observado no desenvolvimento e resultados dos projetos de intervenção social.
4. Impacto Organizacional, observado nos processos internos da instituição.
5. Impacto Ambiental, observado nas ações e processos de cuidado com o ambiente sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

Por meio de sua adesão ao Sistema RSU, a Unisinos reafirma o entendimento de que o compromisso social pertence à identidade das Instituições Jesuítas e se desenvolve de maneira integral por meio de suas atividades e de seus projetos acadêmicos e sociais.